X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Curitiba sedia Feira do Empreendedor 2013 neste mês


Curitiba – Cerca de cem empresários, dirigentes e lideranças empresariais de Curitiba e região Metropolitana participaram do lançamento oficial da Feira do Empreendedor 2013 – Paraná, nesta semana. O maior evento de empreendedorismo do estado acontece de 21 a 24 de março no ExpoUnimed, na capital, e deve reunir empresários e candidatos a empreendedor. “O empreendedorismo e as micro e pequenas empresas têm assumido nos últimos anos um papel de protagonismo para o desenvolvimento do país. Eventos como a Feira do Empreendedor são de fundamental relevância para aqueles que buscam o sucesso nos negócios”, disse Allan Marcelo de Campos Costa, diretor-superintendente do Sebrae no Paraná. Cerca de 15 mil visitantes são esperados para este ano.
 
“A Feira do Empreendedor já faz parte do calendário do empreendedorismo paranaense e oferece, em um só lugar, um ambiente pensado para o empreendedor que quer abrir um pequeno negócio e também para os empresários de micro e pequenas empresas que buscam conhecimento e alternativas para melhorar suas empresas”. Para Allan Costa, o evento pode ser comparado a um parque temático, mas com foco em empreendedorismo.
 
Um dos destaques, adiantado pelo diretor-superintendente do Sebrae, será um cinema 5D, que estará disponível para os empresários de micro e pequenas empresas visitantes. Com tecnologia para despertar os sentidos, proporcionará uma exepriência diferente aos que queiram conhecer um pouco mais sobre o tema sustentabilidade. As sessões ajudarão, por meio de um aplicativo, os interessados a testarem se seus empreendimentos são sustentáveis ou não.
 
Allan Costa citou dados do último anuário do trabalho nas micro e pequenas empresas, uma iniciativa do Sebrae Nacional e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgada nesta semana, e que mostra um crescimento no número de micro e pequenas empresas e de empregos gerados pelo segmento de 2000 a 2011, no Paraná.  Em 2000, eram 326 mil micro e pequenas empresas. Em 2011, subiu para 508 mil. Os pequenos negócios paranaenses, ainda conforme o anuário, criaram cerca de 550 mil novos empregos entre 2000 e 2011, crescimento que permitiu ao segmento atingir a marca de 1,2 milhão de postos de trabalho no estado. “O número de micro e pequenas empresas e de empregos em micro e pequenas empresas no Paraná cresceu mais que a média nacional”, enfatizou Costa.
 
O diretor-superintendente afirmou que o Brasil vive um momento de mudança. “O empreendedorismo está transformando hábitos que perpetuaram durante anos entre os jovens brasileiros, como o sonho de ser funcionário de carreira em uma grande empresa”. Para ele, o “espírito empreendedor que move opPaís” é responsável pelo novo comportamento dos brasileiros interessados em ser donos do próprio negócio. Allan Costa citou a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita em 69 países e que mostra que 44% dos brasileiros desejam ter o próprio negócio, frente a 25% que almejam seguir carreira como empregados em uma empresa. 
                   
O diretor-superintendente do Sebrae falou ainda sobre a consolidação do empreendedorismo por oportunidade, aquele em que, diferente do empreendedorismo por necessidade, o empreendedor identifica um nicho de mercado em potencial. De acordo com a Pesquisa GEM, atualmente quase 70% dos empreendedores abrem negócios por oportunidade. “Em 2002, o índice dos que empreendiam motivados pela identificação de uma chance no mercado empresarial era de apenas 42,4%”, lembrou.

Feira bianual
 
Ideal para empresários e futuros empresários de micro e pequenas empresas, a Feira do Empreendedor é realizada em todo o país. O Paraná faz parte do circuito nacional e, no estado, o evento acontece de dois em dois anos. Os microempreendedores individuais – recém-saídos da informalidade e que faturam até R$ 60 mil por ano – e aqueles que buscam conhecimento em empreendedorismo e negócios também podem participar.
 
Os visitantes encontrarão na Feira do Empreendedor, gratuitamente e em um só lugar, informações, oportunidades de negócios em Curitiba e região Metropolitana, tendências, palestras e consultorias com especialistas. A edição de 2013, em Curitiba, prevê espaço com 60 expositores presenciais e 40 virtuais de oportunidades de negócios; aplicativos e games empresariais; e loja-modelo com o que há de mais moderno em varejo.
 
O Sebrae no Paraná prepara ainda uma área exclusiva para consultorias e atendimentos; e mais de 150 palestras sobre temas como gestão de negócios, tendências de mercado, inovação e comportamento empreendedor. “Queremos a difusão do empreendedorismo como estilo de vida e estímulo à criação de um ambiente para geração, diversificação e ampliação de negócios em Curitiba e região Metropolitana”, reforça Allan Costa. Mais informações sobre a Feira do Empreendedor 2013 – Paraná no site www.feiradoempreendedorpr.com.br.

Serviço:
Informações para imprensa
Assessoria de Imprensa do Sebrae/PR
Leandro Donatti – Registro Profissional 2874/11/57-PR
Telefones: (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754
www.pr.agenciasebrae.com.br

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot