X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A importância da sociedade


Na vida de um empreendedor, a sociedade é um fator importante para atingir – ou não – o sucesso com rela­ção aos seus objetivos. Uma das tarefas mais difíceis e delicadas é a escolha do sócio. Ultimamente vejo pouco material de apoio para ajuda nesta etapa da vida empresarial. A escolha de um sócio com toda certeza é uma das atividades mais importantes do negócio. Não temos em nosso perfil todas as características empresariais que o mercado atual exige dos seus líderes. Nesse sentido, é muito importante quando os diferentes perfis se completam e somam para o sucesso da sociedade.

É justamente neste ponto que sur­ge a primeira pergunta básica: quais são as melhores características do meu perfil empresarial? Esta é uma questão simples, mas, muitas vezes, difícil de ser respondida. Muitas pessoas não sabem o que fazem de melhor na vida profissio­nal. Um ditado pessoal e que ajuda mui­to nesta etapa e que brinco com meus colaboradores é: “Quem vende não en­trega e quem entrega não vende!” Esta brincadeira pode ajudar você a identifi­car se o seu perfil é de um profissional que vai desempenhar um papel estraté­gico da porta para fora da empresa ou da porta para dentro.

Este pode ser um bom ponto de par­tida! Se a sua resposta for que o perfil de um dos sócios tem expertise da “porta para fora”, comece a refletir que uma sociedade possível do seu negócio é es­colher alguém com perfil da porta para dentro e vice-versa. Sempre o oposto. No meu caso, sou um profissional da porta para fora e, na minha empresa, minha missão vital é manter o relacio­namento com os clientes, entender seus desafios e desenvolver ideias inovado­ras. Já a minha sócia tem a capacidade de extrair as minhas ideias do papel e entregar com uma alta qualidade. E, desta forma, conseguimos realizar projetos diferenciados neste atual mercado de grande concorrência.

Outro ponto importante após a esco­lha do seu sócio é estabelecer as regras. Gosto muito do slogan do Arnaldo Cesar Coelho, que diz: “A regra é clara!” Essa prática é fundamental na sociedade! Ser transparente em relação aos objetivos de cada um, criar conceitos de interde­pendências e, acima de tudo, respeitar as áreas de cada um – são essenciais.

Quando a sociedade é familiar, esta­belecer as regras é extremamente fun­damental. Uma sugestão, nesse caso, é saber administrar para separar o lado pessoal do profissional, e não levar problema ou mesmo tratar de assun­tos de trabalho em casa. Também vale manter o alto respeito com seu sócio nas pequenas comunicações como, por exemplo, escrever da mesma forma que você escreve para um cliente. A manu­tenção do respeito é um exercício diá­rio e realizado nas pequenas atitudes. E, por fim, saber ouvir as ideias do seu sócio e respeitá-las é outro desafio im­portante. O diálogo é fundamental para encontrarmos as melhores soluções para a empresa e não para os desejos pessoais.

A sociedade pode ser maravilho­sa e fundamental para o negócio, mas também pode ser um pesadelo. Nem sempre a história pode ter um final fe­liz. Nesse sentido, pense muito bem na escolha, pois você pode terminar uma amizade de anos, um casamento e até mesmo um sonho por uma sociedade mal escolhida. Saiba que ter sócio é ter chefe, ter responsabilidade e, principal­mente, cumplicidade por tudo o que é combinado. Às vezes uma sociedade pode representar injeção de investi­mentos, mas também aumento de res­ponsabilidades. Quando a eleição do sócio para o negócio é feita da maneira certa, vale a pena – afinal, a vida só tem graça quando conseguimos comparti­lhar nossos sonhos e desejos. De qual­quer maneira, é necessário estar atento nos detalhes para conseguir ter uma sociedade de sucesso.

 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot