X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Tempo versus tempo


Parar de vez em quando para pensar que o seu tempo em equipe pode não ser o tempo do outro, deve ser uma ta­refa realmente árdua! Porque calcular o tempo, até onde entendi, é tarefa para físico, não para seres comuns. Esta pode ser uma das explicações para o baixo en­tendimento desse enigma.

Desde cedo percebi que, quanto mais rápido decidisse algo, maior velocidade eu teria na corrida pelo aproveitamento do tempo, e, quanto antes pedisse algo para alguém me ajudar, mais tempo eu estaria dando para aquela pessoa desen­volver o trabalho para mim.

Este pensamento de que tudo pode­ria ser resolvido “rapidinho” me levou a algumas falhas graves, atropelos, deci­sões precipitadas, desesperos desneces­sários, afobação, ansiedade e diversos outros defeitos que assumo ter. Por ou­tro lado, criei em minha vida dinâmicas aceleradas que trouxeram, ao longo do tempo, alguns bons resultados.

Por muitos anos, por mais que eu corresse, os resultados não pareciam suficientes. Eu precisava de 30 horas por dia. Minha ânsia para que tudo ocorres­se em tempo recorde me fez sofrer com duas úlceras no duodeno aos 24 anos. Na época era muito difícil alguém conseguir fazer com que me acalmasse. Estava sem­pre ligado no 220 V. Somente os anos, o amadurecimento e muita autocrítica me fizeram diminuir um pouco a ansiedade. Pouco, porque a velocidade ainda faz parte da minha vida!

Hoje faço um constante exercício: procuro separar pressa versus priorida­des, correria versus responsabilidade, decisão versus precipitação. Procurei com o tempo interpretar com maior per­cepção os momentos em que é necessá­rio correr e os momentos em que real­mente é necessário tempo para pensar. Acho que, intuitivamente, aprendi física, pois nos negócios necessariamente pre­cisamos trabalhar em equipe e, muitas vezes, o tempo que se demora para pas­sar um trabalho, discuti-lo, é exatamente o mesmo tempo que se tem para fazer o trabalho.

Gosto de fazer analogia com carros e futebol. No carro as marchas são tro­cadas no momento da subida de giro. Quem as troca com mais eficácia acaba ganhando, seja na velocidade, seja na economia. No futebol, é preciso que o meio-campo coloque a bola imediata­mente aos pés do centroavante quando ele sai correndo… Ela deve estar no ponto certo para o chute, a sincronia entre os dois deve ser perfeita para o bom rendimento da partida…

Nas empresas as coisas não são assim tão visíveis nem tão sentidas. Quando a bola para, muitas vezes ninguém perce­be. O motor já está quase explodindo e o motorista nem se preocupa em trocar a marcha.

Hoje, mais do que nunca, precisamos estar ligados, atentos, perceptivos aos movimentos. Somos elos em diversos processos, e a capacidade de decisão e a velocidade de cada um interferem total­mente no resultado final.

Quando se trabalha em equipe é ne­cessário que todos estejam em perfeita sincronia: cada pessoa deve estar total­mente atenta ao tempo do jogo ou ao ru­ído do motor, se for o caso. Muitas vezes criticamos os pernas de pau e os braços duros sem antes avaliarmos como esta­mos diante dos movimentos conjuntos.

É importante não correr muito, para que os outros possam ter fôlego para ir no mesmo ritmo, mas também não se deve demorar muito, a ponto de emperrar a fila.

Tempo é tudo. Ou nada. Depende de quanto e como é utilizado.

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot