O que move você para a conquista de objetivos é saber fazer as perguntas certas e, procurar pelas respostas
Norm Brodsky gasta cerca de 1/3 de seu tempo de trabalho com os empreendedores que vão até ele para aconselhamento.
Ele lhes diz que vai ajudar as pessoas com 1 condição: eles têm que ouvir o que Norm tem a dizer e pensar sobre isso, quer gostem ou não. Então eles têm que tomar suas próprias decisões e assumirem a responsabilidade por elas.
Dessa forma, se uma decisão acaba sendo errada, eles têm a oportunidade de aprender com ela.
Se eles colocam a culpa em Norm, ou qualquer outra pessoa, eles só vão aprender a pedir conselhos, que é uma terrível lição.
Ao concordar com os termos, Norm começa a aconselhar os empreendedores. Eles geralmente têm uma pergunta específica que querem respondidas. É quase sempre a pergunta errada, e ele não se incomoda em responde-la.
Em vez disso, ele faz suas próprias perguntas. Quantos anos eles têm? Qual é a sua situação familiar? O que eles querem, e por que? Quando eles começaram o negócio? Como eles fazem as vendas? Quem são seus concorrentes?
E, assim por diante…
Norm escuta com atenção até que ele sente que tem um bom entendimento de ambas as pessoas e seus problemas. Normalmente esses problemas são algo que eles ainda não tinham pensado.
Por exemplo, um colega foi pedir conselhos a Norm sobre como expandir o seu negócio para 10 vezes o seu tamanho atual em 5 cinco anos.
Enquanto conversavam, ficou claro que ele realmente queria saber como poderia passar mais tempo com sua família e comprar uma casa maior.
Todos os empreendedores eventualmente conseguiram o que queriam – porque encontraram a pergunta certa e ouviram verdadeiramente a resposta.
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Este artigo foi adaptado do original, “The Simple Significance of Asking the Right Question”, da Inc.