Hoaxes, ou notícias falsas, não são novidade na rede. Desde os tempos mais primórdios existem pessoas que aproveitam o ambiente da internet para repassar informações erradas, muitas vezes com o claro objetivo de manipular alguma mídia importante.
Mas mentira tem perna curta, e sabendo onde fazer uma busca, é possível rapidamente desfazer o mal entendido. Se esforçando em incentivar os cidadãos a conferirem a veracidade da notícia que leram antes de repassarem o conteúdo, a página Notícias do Senado, mantida pela Agência Senado, usou um antigo meme do Batman para divulgar o site oficial das notícias do Senado, o senado.leg.br.
Aplaudida pelos analistas de mídias sociais, a ação foi percebida como uma boa influência da página da Prefeitura de Curitiba, que tradicionalmente usa a linguagem wébica para brincar e informar seus cidadãos. “Somos bons alunos”, brincou o analista da página do Senado em resposta a um comentário que mencionava a Prefs.
No entanto, mesmo sabendo do potencial de ‘compartilhabilidade’ de um meme desses, é importante lembrar que por mais informativo que ele possa ser, ainda há a possibilidade de causar confusão em uma parcela da população.
“Quando você tem um público heterogêneo, esse é um caso habitual”, explica Marcel Bely, da Prefs
Entre alguns dos comentários na postagem da página do Senado, estavam a de pessoas que lamentavam ‘a foto com tapa na cara, principalmente depois de aprovar a lei da palmada’, que se sentiram desconfortáveis com a ‘cena de violência entre dois super herois’, ou que achavam que o Senado estava endossando o ‘tapa na cara’ como forma de ‘resolver os problemas’ (!)
Algumas dessas pessoas não entenderam a referência do meme, fato. Outras, ainda compreendendo, consideraram que a imagem seria um ‘estímulo à violência’. Isso mostra quão complicado pode ser para quem coordena ações desse tipo a escolha de um meme ou outro, ou até de quando utilizá-lo e quando responder a essas interações das pessoas na página.
“Quando você tem um público heterogêneo, esse é um caso habitual”, explica Marcel Bely, da equipe de mídias sociais da Prefeitura de Curitiba. “Não serão todos que terão bagagem cultural para entender o referencial. O Senado pode explicar para as pessoas que não entenderam o que ela significa no contexto da web”, sugere ele, lembrando que o público que acompanha o canal digital do Senado tem uma regra de conduta e vivência bem própria, e que ela precisa ser priorizada.
Em todo caso, se a intenção básica era divulgar a informação da página do Senado como fonte confiável e oficial de notícias sobre a legislação brasileira, o objetivo foi atingido: com postagens que tradicionalmente tinham pouco engajamento, o meme do Batman do Senado conquistou mais de 1170 curtidas, mais de 3800 comentários e dezenas de comentários.
“É muito importante essa adaptação de linguagem para o contexto da web. Os números expressivos da publicação provam: tem que repetir sim!”, defende Bely sobre as futuras próximas postagens da página Notícias do Senado.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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