X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Meme pode ser informativo, mas ainda causa confusão


Hoaxes, ou notícias falsas, não são novidade na rede. Desde os tempos mais primórdios existem pessoas que aproveitam o ambiente da internet para repassar informações erradas, muitas vezes com o claro objetivo de manipular alguma mídia importante.

Mas mentira tem perna curta, e sabendo onde fazer uma busca, é possível rapidamente desfazer o mal entendido. Se esforçando em incentivar os cidadãos a conferirem a veracidade da notícia que leram antes de repassarem o conteúdo, a página Notícias do Senado, mantida pela Agência Senado, usou um antigo meme do Batman para divulgar o site oficial das notícias do Senado, o senado.leg.br.

Aplaudida pelos analistas de mídias sociais, a ação foi percebida como uma boa influência da página da Prefeitura de Curitiba, que tradicionalmente usa a linguagem wébica para brincar e informar seus cidadãos. “Somos bons alunos”, brincou o analista da página do Senado em resposta a um comentário que mencionava a Prefs.

No entanto, mesmo sabendo do potencial de ‘compartilhabilidade’ de um meme desses, é importante lembrar que por mais informativo que ele possa ser, ainda há a possibilidade de causar confusão em uma parcela da população.

“Quando você tem um público heterogêneo, esse é um caso habitual”, explica Marcel Bely, da Prefs

Entre alguns dos comentários na postagem da página do Senado, estavam a de pessoas que lamentavam ‘a foto com tapa na cara, principalmente depois de aprovar a lei da palmada’, que se sentiram desconfortáveis com a ‘cena de violência entre dois super herois’, ou que achavam que o Senado estava endossando o ‘tapa na cara’ como forma de ‘resolver os problemas’ (!)

Algumas dessas pessoas não entenderam a referência do meme, fato. Outras, ainda compreendendo, consideraram que a imagem seria um ‘estímulo à violência’. Isso mostra quão complicado pode ser para quem coordena ações desse tipo a escolha de um meme ou outro, ou até de quando utilizá-lo e quando responder a essas interações das pessoas na página.

“Quando você tem um público heterogêneo, esse é um caso habitual”, explica Marcel Bely, da equipe de mídias sociais da Prefeitura de Curitiba. “Não serão todos que terão bagagem cultural para entender o referencial. O Senado pode explicar para as pessoas que não entenderam o que ela significa no contexto da web”, sugere ele, lembrando que o público que acompanha o canal digital do Senado tem uma regra de conduta e vivência bem própria, e que ela precisa ser priorizada.

Em todo caso, se a intenção básica era divulgar a informação da página do Senado como fonte confiável e oficial de notícias sobre a legislação brasileira, o objetivo foi atingido: com postagens que tradicionalmente tinham pouco engajamento, o meme do Batman do Senado conquistou mais de 1170 curtidas, mais de 3800 comentários e dezenas de comentários.

“É muito importante essa adaptação de linguagem para o contexto da web. Os números expressivos da publicação provam: tem que repetir sim!”, defende Bely sobre as futuras próximas postagens da página Notícias do Senado.

eaddb b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

ec brainstorm d qjIDKrITs

ec yQYrlLesFE

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot