Quando a Sony anunciou suas intenções de criar sua versão do Oculus Rift, nós nos empolgamos. O Rift recebe toda a atenção por suas proezas de realidade virtual (e com razão), mas um pouco de competição seria muito bom para a tecnologia emergente. Durante a E3, em Los Angeles, finalmente pudemos testar o Project Morpheus. E rapaz, ele é bem impressionante.
Sendo bem sincero, tive apenas 5 minutos para usá-lo, mas o hardware do Morpheus – que lembra óculos de ski futuristas – é surpreendentemente leve e bem balanceado. Posso imaginar como é jogar por horas com ele sem dores no pescoço. Dito isso, a Sony deixou bem claro que é apenas um protótipo, e isso era bem aparente, já que algumas unidades ainda tinham fita adesiva.
Ao colocar o visor, você precisa pressionar a fita plástica traseira, apertando-a para obter o ajuste ideal na sua cabeça. Você também pode usar uma pequena roda para ajustar com ainda mais precisão. Aperte um botão separado para deslizar a tela para mais perto ou longe dos seus olhos, conecte um par de fones de ouvido no aparelho, e você está pronto para se divertir.
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Durante a demonstração, pude testar três diferentes jogos. E por mais que o Morpheus não deva ser lançado neste ano – talvez nem no próximo – ele foi capaz de mostrar umas coisas bem bacanas. Não pudemos capturar vídeos de como é ver por dentro dos óculos, mas dá para entender um pouco a partir das telas que mostravam meu ponto de vista.
Castle
O primeiro jogo que testei era chamado simplesmente de Castle (castelo em inglês), e por mais que seja improvável que um dia seja lançado, serviu como uma ótima introdução ao mundo do Morpheus. O Castle usa um monte de acessórios disponíveis da Sony para tornar a experiência mais imersiva. Ele usa a PS4 Camera (a resposta da Sony ao Kinect) para detectar sua posição na sala, e ajusta a sua visualização de acordo com ela. Também usa os controles de movimento PlayStation Move (a resposta da Sony ao Wii Remote) para saber com precisão onde estão suas mãos. Também é possível usar os gatilhos para manipular objetos virtuais.