X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

NASA testa a Brazuca e revela porque ela é muito melhor que a bola da Copa de 2010


A cada quatro anos há uma nova bola da Copa do Mundo, e os jogadores têm que se adaptar ao seu novo comportamento devido a mudanças em suas propriedades aerodinâmicas. Os jogadores odiavam a Jabulani, bola de 2010, por causa de seus movimentos imprevisíveis. A Brazuca resolveu esses problemas? A NASA tem a resposta.

Na África do Sul, os jogadores diziam que a Jabulani era péssima. Lembro-me de assistir a entrevistas com a equipe espanhola – que venceu a última Copa – e todos reclamavam disso. “Ela se comporta como uma bola de praia” era a queixa mais comum.

A NASA explica que a culpa é do knuckling. Este termo é bastante comum no beisebol: trata-se de uma bola lançada praticamente sem momento angular, fazendo-a se mover de forma imprevisível. A bola tem linhas de costura e, nelas, o ar se move em espiral (vórtices) – por isso a bola pode repentinamente mudar de direção.

Isso se chama “knuckling” porque os jogadores de beisebol lançam a bola segurando-a entre o polegar e os nós dos dedos (“knuckles”, em inglês). Mas isso também acontece no futebol:

A bola da Copa do Mundo anterior, a Jabulani, às vezes demonstrava movimentos “sobrenaturais”… quando chutada com pouca ou nenhuma rotação, a bola sofria com “knuckling”… O knuckling ocorre quando, em rotação zero ou perto de zero, as linhas de junção [entre os painéis da bola] canalizam o fluxo de ar de uma maneira incomum e errática, tornando imprevisível a sua trajetória.

A falta de precisão afetava todo o jogo e fazia a maioria dos jogadores odiar a bola. Por isso, a Adidas “trabalhou com centenas de jogadores para desenvolver a Brazuca”, a fim de resolver este comportamento “sobrenatural”.

Eles introduziram algumas mudanças: enquanto uma bola de futebol tradicional tem 32 painéis e a Jabulani tem oito, a Brazuca tem apenas seis. Os painéis da Brazuca também têm uma superfície mais rugosa.

eeebb QlTYTnZBA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot