Na China, um experimento que está sendo realizado em 50 salas de cinema de Beijing e Shangai tem chamado bastante atenção da mídia. Nele, o público pode comentar o filme em exibição por meio de mensagens de texto que são exibidas na tela em tempo real, criando uma maior interação entre os espectadores.
De verdade, a primeira imagem que me veio à mente quando li sobre o experimento foi a de um cara chato sentado ao meu lado e falando o filme inteiro. É provável que você já tenha passado por essa situação, de querer prestar atenção no filme, mas não conseguir porque tem alguém que faz questão de comentar ou narrar cada cena, mas ao que tudo indica, o que só acontecia de vez em quando agora pode virar uma prática frequente, pelo menos se a ideia chinesa realmente vingar.
A animação The Legend of Qin foi o título escolhido para ter comentários dos espectadores exibidos – o que pode ocorrer com uma projeção diretamente sobre o filme ou em uma tela adjacente. E, por incrível que pareça, o diretor do filme em questão, Shen Leping, se mostrou bastante entusiasmado com as possibilidades deste “avanço”, defendendo que é uma forma de se explorar como a resposta do público pode afetar o filme, o que poderia se tornar bastante útil para muitos cineastas. Mas, e o público?
Será que as pessoas que mantém o hábito de frequentar cinemas gostariam de sofrer este tipo de interferência em sua experiência? De acordo com uma pesquisa realizada com 400 usuários do Sina Weibo, mais da metade considera a prática irritante, enquanto 27% disse que é divertido comentar e que isso elimina a solidão de assistir filmes.
E você, o que pensa sobre o assunto?
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie