O desafio de motivar funcionários é interminável. Aqui estão algumas dicas para manter sua equipe motivada
Liderar seria fácil se todos nós – e nossa equipe – estivéssemos altamente motivados. Mas isso é como falar que o beisebol, o tênis e o golfe são simples, e não são.
Na maioria das vezes, isso intervém com a realidade. A maioria dos gerentes estão enfrentando o desafio de manter pessoas motivadas e engajadas há algum tempo, e para isso é preciso lidar com todos os tipos de pessoas.
Todo gestor ou líder sabe como isso funciona. Lidamos com pessoas intrinsecamente motivadas, e muitas outras que não.
É preciso um certo jogo de cintura, um certo feeling para trabalhar com as pessoas que não são naturalmente motivadas. Para isso, aqui estão 4 dicas para motivar os desmotivados.
#1. Conheça seus funcionários individualmente
Para ter alguma esperança de motivar eficazmente e encontrar a chave certa para o bloqueio psíquico, você primeiro tem que entender algo sobre seus funcionários e por que eles não estão trabalhando seus potenciais.
O que há entre capacidade e execução? Quais são seus gostos e desgostos, suas esperanças e medos? Quanto mais você souber, mais chances você terá de descobrir que incentivos podem fazer a diferença.
É dinheiro, flexibilidade, reconhecimento, prestígio, relações no trabalho? Que aspectos do ambiente de trabalho atual eles encontram frustrações e desmoralizações?
É um cliché, mas quando gerenciamos outras pessoas conhecimento é poder.
#2. Seja totalmente consciente do pessoal e a dinâmica de equipe
Podemos encontrar, muitas vezes, funcionários insatisfeitos com a empresa, com frustração e engajamento, desinteresse e produtividade.
Estudos confirmam isto também. A composição da equipe é importante. Para um determinado projeto, juntar um funcionário com alguém que aprecia e trabalha bem – ao contrário de alguém que por algum motivo ele não trabalha bem – pode ser um catalisador construtivo.
#3. Encontre atribuições atrativas
Como com o elemento interpessoal observado acima, o caráter de uma atribuição – a natureza de um projeto – pode fazer uma grande diferença em como abordá-lo.
Se você puder encontrar a faísca que desperta o interesse do funcionário, os resultados podem ser surpreendentes – e excepcionais.
Obviamente que nem sempre as opções gerenciais são ilimitadas. Mas, às vezes, elas são mais amplas do que podemos pensar.
Talvez, um projeto fora de seu próprio departamento – que tem valor para a organização – traz um bom sentido para os negócios.
Ou então, discutir com seu funcionário, o que poderia ser de grande interesse; muitas vezes você pode não ser capaz de obter as respostas certas, sem fazer as perguntas certas.
#4. Situe claramente suas próprias expectativas
Você não conquista algo por nada. Essa é a regra número 1 dos negócios. Em troca de sua própria atenção para o sucesso e o bem-estar dos seus funcionários, há expectativas definitivas sobre o que você ganhará.
Uma chave para uma gestão eficaz é confrontar diretamente o trabalho duro – é por isso que é importante esclarecer exatamente quais são suas expectativas relacionadas com o desempenho.
O desempenho desmotivado não é natural. A clareza é sempre aliada ao forte desempenho. No final existem formas infalíveis para motivar os desmotivados, mas existem passos que você pode tomar para melhorar suas chances.
E em um mundo onde os estudos rotineiramente mostram que cerca de 7 a cada 10 empregados estão desprendidos e desmotivado, essa é a melhor maneira de ser um verdadeiro líder.
___
Este artigo foi adaptado do original, “4 Tips To Motivate The Unmotivated”, da Forbes.