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Motivação & Inspiração

4 dicas para motivar os desmotivados

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O desafio de motivar funcionários é interminável. Aqui estão algumas dicas para manter sua equipe motivada


O desafio de motivar funcionários é interminável. Aqui estão algumas dicas para manter sua equipe motivada

Liderar seria fácil se todos nós – e nossa equipe – estivéssemos altamente motivados. Mas isso é como falar que o beisebol, o tênis e o golfe são simples, e não são.

Na maioria das vezes, isso intervém com a realidade. A maioria dos gerentes estão enfrentando o desafio de manter pessoas motivadas e engajadas há algum tempo, e para isso é preciso lidar com todos os tipos de pessoas.

Todo gestor ou líder sabe como isso funciona. Lidamos com pessoas intrinsecamente motivadas, e muitas outras que não.

É preciso um certo jogo de cintura, um certo feeling para trabalhar com as pessoas que não são naturalmente motivadas. Para isso, aqui estão 4 dicas para motivar os desmotivados.

#1. Conheça seus funcionários individualmente

Para ter alguma esperança de motivar eficazmente e encontrar a chave certa para o bloqueio psíquico, você primeiro tem que entender algo sobre seus funcionários e por que eles não estão trabalhando seus potenciais.

O que há entre capacidade e execução? Quais são seus gostos e desgostos, suas esperanças e medos? Quanto mais você souber, mais chances você terá de descobrir que incentivos podem fazer a diferença.

É dinheiro, flexibilidade, reconhecimento, prestígio, relações no trabalho? Que aspectos do ambiente de trabalho atual eles encontram frustrações e desmoralizações?

É um cliché, mas quando gerenciamos outras pessoas conhecimento é poder.

Conheça seus funcionários individualmente e saiba o que eles querem ou precisam.

Conheça seus funcionários individualmente e saiba o que eles querem ou precisam.

#2. Seja totalmente consciente do pessoal e a dinâmica de equipe

Podemos encontrar, muitas vezes, funcionários insatisfeitos com a empresa, com frustração e engajamento, desinteresse e produtividade.

Estudos confirmam isto também. A composição da equipe é importante. Para um determinado projeto, juntar um funcionário com alguém que aprecia e trabalha bem – ao contrário de alguém que por algum motivo ele não trabalha bem – pode ser um catalisador construtivo.

#3. Encontre atribuições atrativas

Como com o elemento interpessoal observado acima, o caráter de uma atribuição – a natureza de um projeto – pode fazer uma grande diferença em como abordá-lo.

Se você puder encontrar a faísca que desperta o interesse do funcionário, os resultados podem ser surpreendentes – e excepcionais.

Obviamente que nem sempre as opções gerenciais são ilimitadas. Mas, às vezes, elas são mais amplas do que podemos pensar.

Talvez, um projeto fora de seu próprio departamento – que tem valor para a organização – traz um bom sentido para os negócios.

Ou então, discutir com seu funcionário, o que poderia ser de grande interesse; muitas vezes você pode não ser capaz de obter as respostas certas, sem fazer as perguntas certas.

Encontre um trabalho desafiador para cada membro da sua equipe.

Encontre um trabalho desafiador para cada membro da sua equipe.

#4. Situe claramente suas próprias expectativas

Você não conquista algo por nada. Essa é a regra número 1 dos negócios. Em troca de sua própria atenção para o sucesso e o bem-estar dos seus funcionários, há expectativas definitivas sobre o que você ganhará.

Uma chave para uma gestão eficaz é confrontar diretamente o trabalho duro – é por isso que é importante esclarecer exatamente quais são suas expectativas relacionadas com o desempenho.

O desempenho desmotivado não é natural. A clareza é sempre aliada ao forte desempenho. No final existem formas infalíveis para motivar os desmotivados, mas existem passos que você pode tomar para melhorar suas chances.

E em um mundo onde os estudos rotineiramente mostram que cerca de 7 a cada 10 empregados estão desprendidos e desmotivado, essa é a melhor maneira de ser um verdadeiro líder.

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Este artigo foi adaptado do original, “4 Tips To Motivate The Unmotivated”, da Forbes.

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