Suas fraquezas nem sempre são um problema. Às vezes elas estão ligadas a uma grande qualidade
Vivemos em uma era de perfeccionismo. A tecnologia está sempre nos forçando a ser um pouco melhor, queremos superar a concorrência, aumentar a produtividade e eficiência.
Com toda essa ênfase no progresso e melhoria, pode ser mais fácil começar se sentir na obrigação de ser perfeito.
Falhas são motivo para uma grave fonte de vergonha e preocupação, e você pode experimentar uma raiva quase militante quando falamos de nossas fraquezas. Se você faz parte desse time, e está buscando a perfeição, está na hora de parar.
Sua maior falha é também sua maior fraqueza
Há inúmeras razões para parar de perseguir a perfeição – que fica no meio da ação e do risco de fazer você se sentir miserável. Além disso a perfeição é algo impossível de alcançar.
E não apenas porque todos os seres humanos são falhos e complexos. Mas também porque seus maiores defeitos são quase certamente amarrado junto com seus pontos mais fortes.
Mesmo nossos maiores defeitos – as coisas que realmente nos deixam loucos sobre nós mesmos – tinham paralelos em uma característica positiva que gostamos sobre nossa atitude.
Toda fraqueza ligada ao seu comportamento também está ligada a uma grande força positiva sobre a sua vida.
Isso não significa que não há lugar para reflexão e aperfeiçoamento. Mas, comece a pensar nessas falhas como manifestação extremas de certas qualidades que estão relacionadas com suas grandezas.
Você pode optar por se concentrar em melhorar seu comportamento em vez de se aperfeiçoar como um todo. Então pare de odiar a si mesmo, e tente ajustar seu comportamento para potencializar suas qualidades.
___
Este artigo foi adaptado do original “How to Learn to Love Your Weakness”, da Inc.