X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Empreendedorismo

Qual é a sua fraqueza?

Qual é a sua fraqueza?

Você consegue ser honesto com suas fraquezas, ou a vaidade não permite? Faça o teste


Você consegue ser honesto com suas fraquezas, ou a vaidade não permite? Faça o teste

Thomas Jefferson disse uma vez que a honestidade é o primeiro capítulo do
livro da sabedoria”.

Apesar de dizer a verdade quando crianças, parece que a verdade é um item cada vez mais escasso quando envelhecemos. Mas este declínio na honestidade não é necessariamente inato.

A desonestidade pode ser ensinada. E ela vem arruinando a nossa vida ao longo do tempo. Afinal, somos ensinados a mentir em entrevistas de emprego, a mentir para professores, mentir para pais e mães.

Não se impressione. Todos nós contamos milhares de pequenas mentiras, muitas vezes para encobrir falhas que temos vergonha, ou não queremos demonstrar.

Mas esconder as falhas com mentiras é um perigo, e pode minar o caminho de qualquer profissional ou empreendedor ao sucesso.

Por isso, um dos maiores problemas para novas empresas e startups é uma sala cheia de pessoas inteligentes que não são honestas, e isso pode arruinar qualquer ideia de negócio.

Infelizmente isso faz parte de nossa cultura. Nós queremos esbanjar conhecimento, dinheiro e status, e não nossas fraquezas e desvios.

Qual é a sua reação quando perguntam sobre sua fraqueza?

Qual é a sua reação quando perguntam sobre sua fraqueza?

Por que você deveria esconder a sua fraqueza, se é justamente nossas fraquezas que nos permitem evoluir a aprender mais e mais para vencer desafios e encontrar novos caminhos para nossas ideias?

Não devemos fugir da nossa fraqueza. Da mesma maneira que não fugimos de nossos problemas.

Qual é a sua maior fraqueza?

Mesmo que você só tenha 1 entrevista profissional em toda a sua vida, você provavelmente ainda será questionado sobre suas fraquezas – ou sobre a maior delas.

E o que você vai responder? O que você respondeu quando alguém te perguntou isso? Você disse o que? Que trabalha demais? Que é perfeccionista? Que é muito apaixonado pelo seu trabalho?

Você acha que alguém acredita nisso? Seja honesto consigo mesmo.

A verdade é que essas respostas fazem parte do rol das maiores mentiras contadas sobre fraquezas na carreira. É só buscarmos por algumas informações como “mentiras durante entrevista de emprego”, que os clichês com as fraquezas aparecem imediatamente.

Mesmo para aqueles que defendem a honestidade, muitas vezes há ainda a contradição de que as respostas de um devem ser sempre positivas.

O resultado? As pessoas concentram suas respostas em suas menores habilidades, ao invés de seus problemas, desafios ou fraquezas reais.

E, se você não quiser mentir, os sites de orientação de carreira ainda vão aconselhar você a dizer que sua maior fraqueza é falar em público. Essa é uma resposta apropriada, para alguns sites de consultas de carreira.

A faculdade Northwestern diz aos alunos da graduação para transformarem o negativo em positivo. A Boston College aconselha os estudantes a transformar sua fraqueza em uma força.

Este é um conselho terrível. Esse tipo de respostas não mostra como as pessoas pensam, além de demonstrarem o medo das pessoas serem honestas e autocríticas. Essas respostas indicam que as pessoas não estão dispostas a dizer o que não está funcionando – que é o que as empresas precisam.

Se você não consegue ser sincero consigo mesmo, não como candidato a uma função ou cargo, empreendedor ou estudante, mas como pessoa, não vai conseguir evoluir muito.

As pessoas querem ter conversas reais com outras pessoas, sem respostas prontas, ou um roteiro mecanicamente decorado e, roboticamente repetido.

O seu discurso sobre fraquezas parece uma frase robótica e sem sinceridade?

O seu discurso sobre fraquezas parece uma frase robótica e sem sinceridade?

Quando as pessoas têm isso em mente e, entendem a função do diálogo, o nível dos profissionais irá melhora dramaticamente .

Para as pessoas que não encaram as coisas dessa maneira, que passam a maior parte de uma conversa ou entrevista (seja ela de emprego, com investidores ou financiadores) tentando seguir o roteiro, vão deixar claras que a vaidade vem em primeiro lugar.

Até porque, fraquezas e defeitos são coisas ruins, e não podem ser respondidas com coisas positivas, da mesma maneira que ninguém ri quando outra pessoa morre. É incoerente e fora de propósito.

Então, você está pronto para dizer qual é a sua maior fraqueza?

___

Este artigo foi adaptado do original, “The Right Way to Answer ‘What’s Your Greatest Weakness?’”, Harvard Business Review.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot