Seu mercado está cheio? Aqui está uma alternativa para você se destacar
A diferenciação de mercado é um desafio enfrentado por quase todos os negócios e em um mercado cheio, a dificuldade só aumenta.
Quando Jordan Dolin ajudou a fundar a Emmi Solutions, há 12 anos, a satisfação do paciente era algo bom de se ter.
O mercado de cuidados à saúde tinha mudado muito e o termo paciente, que costumava provocar olhares estranhos, agora se tornava uma das palavras mais importantes do setor, com milhares de empresas que afirmavam ser as pioneiras.
Aqui estão algumas lições valiosas de negócios que podemos aprender sobre a forma de se destacar em um mercado lotado.
#1. Não comece sem uma razão convincente
Você pode trocar a palavra convincente pela frase “fazer uma maldição e ter a certeza de que há pessoas dispostas a pagar por isso”.
Como tal, a sua oferta deve ser uma solução para resolver um problema urgente (ou oportunidade) ou uma abordagem melhor para uma solução já existente.
#2. Concentre-se em sua competência
Não há melhor diferenciador do que o sucesso autêntico – não apenas seu, mas o sucesso de funcionários, clientes e parceiros.
É claro, você deve tirar proveito dos novos avanços, como diferentes tecnologias que podem melhorar a maneira como você entrega suas competências, mas manter-se focado irá fazer com que você conquiste mais vitórias.
#3. Entenda que seus clientes são seu melhor recurso
É muito mais fácil ser bem sucedido quando você cria algo que as pessoas realmente querem.
Fale com os seus clientes, especialmente com aqueles que usam o seu produto. Eles são a melhor fonte de informação sobre o mercado. É sempre melhor resolver um problema do que criar uma solução para nada.
#4. Faça de seus clientes o seu departamento de marketing
Os resultados sempre falam mais alto. Resolva as necessidades de seus clientes e, em troca eles serão os embaixadores de sua marca.
Você não pode parar a sua concorrência e evitar que façam falsas promessas, e sempre vai ter alguma empresa com mais dinheiro para investir do que você.
Mas você não vai incentivar os clientes a mentir em seu nome e arriscar a sua reputação exagerando algo que não funciona. Construa algo grande, que funcione e entregue os resultados prometidos.
#5. Seja verdadeiramente apaixonado pelo seu negócio
Afinal de contas, se você não acreditar no que está fazendo, como as pessoas vão acreditar? Compartilhe essa paixão com todos que encontrar, especialmente seus funcionários.
Essa paixão vai brilhar em seus produtos e interações com os clientes. Isso é especialmente importante se o seu negócio depende de vendas.
Seu vendedor pode ser a primeira base de contato com seu cliente, e seu cliente vai se lembrar muito mais de um vendedor apaixonado do que outros vendedores sem paixão.
#6. Contrate e retenha os melhores
Poucas coisas são mais fáceis de dizer e tão difíceis de fazer quanto essa frase. Não existem atalhos para o trabalho duro.
Uma empresa pode começar com uma ideia, mas o sucesso se resume à execução. É preciso uma equipe de muito talento, pessoas que trabalhem realmente duro para criar e sustentar uma empresa até que ela se torne conhecida.
Aproveite o tempo e a energia para encontrar essas pessoas e trabalhar incansavelmente para faze-las prosperar em seu ambiente.
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Este artigo foi adaptado do original, “Operating in a Crowded Market? Here’s How to Shine”, da Entrepreneur.