John Forbes Nash Jr, 86, cuja vida inspirou o filme Uma Mente Brilhante, morreu em um acidente de carro nesse sábado (23) em Nova Jersey, nos EUA. A esposa, Alice Nash, 82, que o acompanhava, também faleceu.
Recém chegados de uma viagem à Noruega, onde Nash aceitou o Prêmio Abel de 2015 — compartilhado com Louis Nirenberg pelo trabalho em equações diferenciais parciais não-lineares e suas aplicações em análise geométrica — o casal viajava de táxi, do aeroporto para casa, em Princeton, quando o motorista do veículo perdeu o controle e se chocou contra a mureta central e um outro carro. Segundo a polícia de Nova Jersey, Nash e Alice foram arremessados do táxi e morreram no local.
Nascido em 1928, na cidade de Bluefield, em Virginia, EUA, John Nash estudou engenharia e química no Universidade Carnegie Mellon (antigo Carnegie Institute of Technology), mas transferiu os estudos para a Universidade de Princeton, onde se especializou em matemática depois de um professor convencê-lo a trocar de curso.
Em 1950, aos 21 anos, Nash obteve o doutorado com as descobertas da chamada Teoria dos Jogos, uma área que analisa a tomada de decisões. Ela avalia como as decisões tomadas entre competidores oponentes podem ser influenciadas por cooperação mútua.
O conceito hoje conhecido como Equilíbrio de Nash é aplicado nas mais diversas áreas, da economia à biologia evolutiva e inteligência artificial. O feito faz com que Nash seja considerado um dos grandes matemáticos do século XX.