X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Morre John Nash, matemático que inspirou o filme “Uma Mente Brilhante”


John Forbes Nash Jr, 86, cuja vida inspirou o filme Uma Mente Brilhante, morreu em um acidente de carro nesse sábado (23) em Nova Jersey, nos EUA. A esposa, Alice Nash, 82, que o acompanhava, também faleceu.

Recém chegados de uma viagem à Noruega, onde Nash aceitou o Prêmio Abel de 2015 — compartilhado com Louis Nirenberg pelo trabalho em equações diferenciais parciais não-lineares e suas aplicações em análise geométrica — o casal viajava de táxi, do aeroporto para casa, em Princeton, quando o motorista do veículo perdeu o controle e se chocou contra a mureta central e um outro carro. Segundo a polícia de Nova Jersey, Nash e Alice foram arremessados do táxi e morreram no local.

Nascido em 1928, na cidade de Bluefield, em Virginia, EUA, John Nash estudou engenharia e química no Universidade Carnegie Mellon (antigo Carnegie Institute of Technology), mas transferiu os estudos para a Universidade de Princeton, onde se especializou em matemática depois de um professor convencê-lo a trocar de curso.

Em 1950, aos 21 anos, Nash obteve o doutorado com as descobertas da chamada Teoria dos Jogos, uma área que analisa a tomada de decisões. Ela avalia como as decisões tomadas entre competidores oponentes podem ser influenciadas por cooperação mútua.

O conceito hoje conhecido como Equilíbrio de Nash é aplicado nas mais diversas áreas, da economia à biologia evolutiva e inteligência artificial. O feito faz com que Nash seja considerado um dos grandes matemáticos do século XX.

cdb vKGwVAuxCU

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot