Para quem toca uma empresa sozinho, sem ajuda de sócios ou parceiros, é preciso ter um cuidado redobrado ao gerir o próprio negócio, especialmente, como administrar o caixa de maneira responsável. Disciplina é um quesito fundamental para quem não deseja arruinar a vida financeira do seu negócio. Para evitar tais situações, o Solo Biz Coach levantou alguns pontos interessantes que podem ajudar aqueles que preferem tocar suas empresas sozinhos. Dá uma olhada em algumas dicas sugeridas por eles:
– Diversifique seus ganhos: lucrar a partir de diferentes meios é uma boa opção para reduzir os riscos de crise. Uma boa opção de leitura é o livro Get a Life, Not a Job, de Paula Caligiuris, indicado para quem quer evitar situações de risco.
– Diminua os gastos: quem tem empresas pequenas precisa aprender a controlar os gastos – é questão de vida ou morte para o seu negócio. Uma dica válida é anotar o que você quer comprar em um caderno e depois de trinta dias ler sua wishlist e analisar se você continua querendo ou precisando mesmo daquilo.
– Fuja das dívidas: ser a própria empresa é uma opção para aqueles que querem ter liberdade e não há nada mais aterrorizador do que ter dívidas. Não tem segredo: gaste menos do que você ganha ou pague tudo à vista, em dinheiro. Outra boa dica é ter crédito no mercado. A ideia é não usar, mas se um dia você precisar, terá crédito para resolver com calma os problemas, sem meter os pés pelas mãos.
– Crie um fundo de emergência: poupe dinheiro. É a melhor forma de sobreviver caso você passe por alguma crise.
– Pague menos impostos: antes de mais nada, faça isso de maneira legal. Você pode contratar uma consultoria empresarial para rever as contas da empresa e ver quais gastos é possível deduzir no imposto de renda, por exemplo.