Namorar um empreendedor (ou empreendedora) requer um comportamento especial. Isso porque os visionários têm sua própria maneira de ver o mundo.
Vemos muitos textos deste gênero pela Internet, dando dicas de como namorar determinado profissional. E quanto ao empreendedor? A esposa de Rand Fishkin (CEO do Seomoz.com) escreveu um artigo bastante interessante para o site Everywhereist. Sim, há trechos que beiram a doçura de uma mistura de mel, chocolate, leite condensado e açúcar mascavo, mas também há muito a ser aproveitado.
Ela reuniu as 15 lições que aprendeu no começo do namoro. São características próprias do empreendedor, às quais ela precisou se adaptar. Ela afirma que “não sabia destas coisas, até de começar a sair com um empreendedor”. Adaptamos aqui algumas destas lições, em forma de pequenas dicas, caso esteja pensando em paquerar aquele (ou aquela) startup. Também pode servir para você, empreendedor, orientar a pessoa que está ao seu lado.
1. Acostume-se com a saudade constante
Empreendedores passam por momentos de total imersão naquilo em que trabalham. O bom é que, segundo a esposa de Rand, “o pouco tempo passado com um empreendedor compensa todos os momentos de saudade“.
2. Haters gonna hate
Você já deve ter visto esta expressão pela Internet. Ela se refere àquelas pessoas que parecem odiar tudo, que sempre têm uma crítica. Bom, parece que os empreendedores são perseguidos por este tipo de pessoa. Acostume-se, não se deixe abalar, e não o deixe ficar abalado.
3. Vocês dificilmente vão para a cama (dormir) no mesmo horário
Quando chegarem a este ponto, dificilmente conseguirão dormir juntos. O empreendedor sempre terá algo a fazer. A esposa diz que “o barulho dele digitando no notebook é algo que me ajuda a dormir“. Quando o empreendedor se deitar antes de você, estará realmente cansado. Então, ele vai dormir como uma pedra.
4. Você sentirá um pouquinho de inveja
É duro assumir, mas é verdade. O entusiasmo, a persistência do empreendedor tem este efeito sobre as pessoas, principalmente se você não é muito de correr atrás do que quer.
5. Aprenda a sua linguagem
Startup, SEO, blog, Inbound, etc. Preste atenção aos termos presentes no dia a dia de um empreendedor para não ficar boiando.
6. Há horas em que você simplesmente não pode ajudar
Não se deprima. Tudo bem que, quando estamos apaixonados, queremos fazer tudo pela outra pessoa. No entanto, há horas em que um empreendedor tem problemas que só ele pode resolver. O fato de você não poder ajudar não quer dizer que não se importe. E ele saberá disso.
7. Encontre uma paixão equivalente
Se você não encontrar algo de que goste tanto quanto o empreendedor gosta do que faz, vai enlouquecer. A esposa de Rand diz que se encontrou na fotografia. Busque algo que se equipare ao que o empreendedor ama.
8. Acostume-se a conhecer gente nova
Os empreendedores nunca se cansam de conhecer gente nova, fazer amizades, aumentar seu network. Prepare seu sorriso, apertar de mãos e paciência.
9. Mas nem todo mundo vai querer ser SEU amigo
Esta é uma das coisas mais difíceis a se aceitar: é normal que as pessoas gostem mais do empreendedor do que de você. Isso é culpa de seu espírito expansivo.
10. Você não pode (e nem deve) competir
Vamos pelas palavras da esposa de Rand:
“Veja, meu marido me ama mais que o sol, mas o sol é mais importante, objetivamente. Não tem porque eu querer competir com o sol. É o mesmo com a empresa dele. Ele ama o que faz, e isso é parte dele. Se eu pedisse para ele escolher entre o trabalho e eu, sei que teria um Rand incompleto“.
Acho que deu para entender, não é?
Confira o texto da esposa de Rand Fishkin (pois é, ela não assina o artigo) no Everywhereist.com.
Você concorda com estas dicas? Tem mais alguma dica para dar? Escreva nos comentários.