Estar no comando da imagem de uma marca importante nas mídias sociais pode ser uma grande tarefa. Desde que você saiba como fazê-lo.
Muitas vezes, as pessoas nesta posição são responsáveis pela criação do conteúdo, por entender a comunidade e filtrar os materiais que vão gerar uma experiência social positiva com os fãs da marca. Mas o trabalho não acaba aqui; há ainda uma estratégia para se considerar o senso de conhecimento do que está acontecendo a sua volta.
As mídias sociais são relativamente novas, e mais ainda para o meio comercial, então ainda há muitas perguntas que precisam de respostas. O que atrai os melhores resultados? Quem são os líderes do segmento?? Como produzir uma presença efetiva nas mídias sociais?
Para aprender com os melhores e maiores, é interessante observar o que as outras marcas estão incluindo em seus planos para as mídias sociais. Agradeço a este post recente do The Next Web, que mostra as marcas mais populares no Facebook. Investiguei as páginas e timelines destas empresas e encontrei muitas similaridades. Para minha pesquisa, usei principalmente as páginas da Converse (All Star), Coca-Cola, Disney, Red-Bull e MTV.
1. Imagens
O tipo de postagem mais compartilhada no Facebook são as fotos. Por todas as cinco páginas, este era o tipo de conteúdo mais aceito. Muitas imagens contém também algum texto, como no caso da Disney e MTV.
2. “Highlight”
Muitas das marcas usam os “highlights” para chamar a atenção para um certo post em sua timeline. Trata-se de uma forma mais rápida e barata de promoção de uma postagem, que torna a publicação visível para os seguidores por mais tempo.
3. Timing
Se você trabalha com social media, sabe que há horários melhores para se postar algo, assim como há um número de posts por dia que é mais ideal para um determinado tipo de página. Existem horários em que você ganha mais engajamento sem receber feedback negativo. De acordo com os especialistas, o número médio ideal é de 4 postagens por dia. As empresas que analisei publicam algo entre 2 e 4 vezes por dia.
4. Variedade
Mesmo que as fotos sejam o tipo mais escolhido de publicação, muitas marcas postam links, vídeos e até pesquisas de opinião. Ter variedade no conteúdo é o que ajuda a marca a ser bem sucedida nas redes sociais. A Disney posta imagens de suas animações, cenas de parques temáticos, trailers de novidades que estão por vir e frases famosas de seus filmes. Para os seguidores da Disney, sua página sempre terá algo novo e interessante.
5. Incentive o conteúdo gerado pelo usuário
Para engajar os fãs e continuar oferecendo conteúdo com novidade, as marcas pedem a ajuda de seus seguidores. A Converse, por exemplo, faz isso incrivelmente bem, pedindo para que os fãs enviem fotos de seus All Star. Em sua campanha mais recente, “Mostre-nos Suas Férias“, os fãs enviavam fotos de seus tênis em uma atividade de lazer. A Converse fazia uma seleção das imagens e postava as melhores em sua Timeline. Imagine o quão legal é ser elogiado por sua marca favorita.
Portanto, antes de lançar sua Fanpage no Facebook, pare para pensar por alguns minutos. Você está seguindo estas dicas? Tem postado coisas realmente interessantes? Se não está usando estas técnicas, talvez seja a hora de tentar.
Adaptado de texto de Courtney Kettmann, originalmente publicado no Social Media Today.