É muito fácil perder a visão de longo prazo, e se concentrar nos resultados semanais. Aqui estão 5 passos para transformar a sua visão em ação
Será que as suas ações essa semana vão auxiliar a alcançar a sua visão de longo prazo? Não? E as suas ações durante o mês? E nesse trimestre?
Imagine uma empresa em que a visão de longo prazo começa (e termina) no dono da empresa. Essas empresas possuem uma cultura de vendas muito agressiva e trabalham arduamente para alcançar as suas metas mensais e trimestrais de vendas.
No escritório dessa empresa, as pessoas estão envolvidas em milhares de projetos diferentes para melhorarem o alcance do negócio sem ter qualquer direção a seguir, ou qualquer meta de longo prazo.
Pense em uma equipe de remo sem capitão e sem destino, em que cada remador está trabalhando de forma independente para remar o barco tão duro quanto possível, em todas as direções.
Enquanto isso, seus concorrentes (os que não sofrem com a falta de visão) estão constantemente invadindo o seu espaço.
Esse cenário lhe soa familiar?
Muitas empresas lutam com a falta de sentido em que a visão de longo prazo fica totalmente prejudicada pelas preocupações e crises do momento.
Nesses casos, uma série de mudanças de gestão ajudam a criar uma falta de visão de longo prazo.
A verdade é que, muito de ter o foco no curto prazo pode levar a um ambiente toxico em que os empregados tornam-se menos motivados e mais céticos com os objetivos da empresa.
Com isso, alguns funcionários podem cair fora, enquanto o resto faz o melhor que pode, como desvios de negócios que se deterioram lentamente. É preciso para isso, ser um líder forte para tirar o negócio fora de sua espiral descendente.
Para combater esse problema, é preciso utilizar uma simples abordagem para combater o problema:
#1. Avaliar o estado atual
É preciso conversar com as pessoas envolvidas na organização, reunindo fatos e opiniões sobre o que estava funcionando bem, o precisa ser consertado e o que estava completamente errado.
É preciso definir todas as partes do que funciona no negócio, do que está atrapalhando e o que precisa ser completamente descartado.
#2. Alinhar metas financeiras
É preciso trabalhar com os executivos financeiros para entender quais são as metas de longo prazo para o negócio.
Em seguida esses objetivos precisam ser validados observando as possibilidades de penetração, cross selling e upselling dentro da base de clientes da empresa.
Essas metas precisam ser quebradas em metas menores, anuais ou semestrais, além de métricas financeiras para que as metas sejam alcançadas e que o progresso possa ser medido.
#3. Alinhar uma visão convincente
Mesmo quando as pessoas são desafiadas a buscar os resultados trimestrais, descobrimos que eles querem entender e apoiar a visão de longo prazo.
Por isso é preciso desenvolver 3 visões alternativas de futuro (e os prós e contras de cada uma) e trabalhar com a equipe de liderança para alinhar a visão mais atraente de futuro.
Em seguida é preciso trabalhar para espalhar o evangelho para toda a organização para que todos possam entender e se reunir a ela.
#4. Desenvolver as prioridades e iniciativas de longo prazo
Algumas organizações têm mais de 30 iniciativas em curso que muitas vezes podem ir em direções diferentes ou até mesmo direções contrárias.
Para isso, é preciso pegar os projetos que são 100% consistentes com a visão e os incorporar em um conjunto coerente de prioridades e iniciativas.
Os outros projetos precisam ser cortados, porque ninguém quer a organização remando em direções diferentes e competindo ou dissipando a sua energia em atividades de baixa prioridade.
#5. Construir confiança através das execuções de curto prazo
Algumas inciativas podem ter sido grandes ideias, mas não tinham força para sobreviver ao longo prazo. É preciso entender que muitas ideias gastam energia e trabalho sem oferecer retorno material.
Por outro lado, algumas ideias até dão um retorno material rápido, mas não se sustentam.
Essas vitórias rápidas ajudam a construir uma falsa verdade em torno das prioridades e criam um sentimento de inviabilidade em torno da visão de longo prazo.
O trabalho em validar a visão de longo prazo nunca termina, e é preciso superar muitos obstáculos. Mas o mais importante é que a visão de longo prazo precisa servir de diretriz para as ações de curto prazo.
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Este artigo foi adaptado do original “5 Ways to Create Your Long-Term Vision”, da revista Inc.