Você não vai ter sucesso nos negócios se ninguém acreditar em você. Sendo assim, veja como ter certeza de que as pessoas acreditam
Seu sucesso nos negócios é diretamente proporcional à rapidez com que você consegue estabelecer credibilidade com seus clientes, investidores e colegas.
Randall Murphy, presidente da empresa de desenvolvimento profissional Acclivus e Geoffrey James elaboraram uma pequena lista de como aumentar a credibilidade profissional para tirar mais proveito dos negócios.
#1. Seja verdadeiro com aquilo que você é
Já se passaram os dias e a época em que os clientes ficavam impressionados com um belo nome no crachá e um belo cargo em uma empresa.
Os clientes estão muito mais propensos a respeitar você se você se apresentar como um indivíduo, ao invés de um acessório de uma empresa. No momento em que você finge ser mais do que realmente é, sua credibilidade pula fora.
Seja autêntico, mesmo que tudo que você tenha seja apenas entusiasmo.
#2. Saiba o valor que você tem a oferecer
Quando você sabe e realmente conhece sobre produtos e serviços que valem a pena você não tem medo de comunicar os prós e os contras da sua oferta.
Sendo assim, você vai recusar ceder exigências de clientes pouco razoáveis, que não tem nada a ver com o a sua proposta.
Ao saber o valor que você pode oferecer, você vai ficar com as políticas e procedimentos da sua empresa e explicar porque os seus princípios fazem sentido. Você será forte e confiante sobre o que pode contribuir e criar credibilidade com isso.
#3. Ter insights baseados em pesquisas e análises
Adicionar insights para uma conversa, ou negociação gera automaticamente credibilidade. A percepção que o profissional passa é que está aprendendo sobre a empresa, o seu papel no mercado e sobre o seus clientes.
A percepção ainda pode ser reforçada quando você desenvolve contatos (e perspectivas) dentro da empresa do cliente. Isso porque mesmo o CEO mais inteligente não sabe de tudo e como você está vendo a coisa de fora, sempre pode trazer uma nova perspectiva para velhos problemas.
#4. Ouça ativamente, considere com cuidado e responda de forma sucinta
As pessoas que têm credibilidade não precisam provar o que sabem, nem que sabem a todo tempo.
Nada revela mais do que ter respostas prontas para perguntas que não foram feitas.
Por esse motivo, quando um cliente fala, escute com toda a sua atenção, demore alguns segundos para considerar o que foi dito e só então faça a sua observação, ou entre com uma outra pergunta ou até mesmo conte uma breve história para seguirem a conversa em conjunto.
#5. Nunca falar ou escrever no formato discurso de vendas
O momento em que você soar como um vendedor, as pessoas colocarão você como mais um profissional vazio da categoria.
Sempre que você se comunicar com clientes edite tudo que soa como um passo de vendas (por exemplo, garantia de devolução do dinheiro), não faça alegações infundadas (temos a melhor qualidade), e evite termos de marketing no seu discurso (temos as melhores práticas).
Em vez disso, descreva claramente como a sua oferta melhora o negócio e a vida do seu cliente.
#6. Seja um catalisador, não um herói
Nos quadrinhos, os heróis suam demais para salvar o dia. Na vida real, os futuros heróis de vendas surgem naturalmente.
A credibilidade não vem das suas ações heroicas, mas da capacidade de cristalizar problemas e soluções. Mesmo os clientes com uma lista detalhada dos serviços que precisam geralmente precisam de uma compreensão mais clara de suas necessidades e uma maneira melhor de conhecer os seus problemas.
Isso ajuda com que o cliente – que é quem realmente importa – seja o herói, o que cria uma grande massa de credibilidade para você.
Não seja um pavão
A credibilidade não tem nada a ver com a sua vaidade, sua aparência ou a sua beleza.
A credibilidade é inversamente proporcional ao trabalho que um profissional tem para parecer que sabe das coisas. Sendo assim, o terno da moda, a pinta de sabichão e os óculos para parecer um intelectual não vão funcionar se, por dentro você for um profissional vazio e sem conhecimento do seu mercado.
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Este artigo foi adaptado do original, “6 Ways to Enhace Your Credibility”, da revista Inc.