X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O que é a CES?


É janeiro. É a época do ano em que os principais veículos de tecnologia no mundo enviam pelo menos um jornalista para Las Vegas, para ficarem em um centro de convenções e falarem sobre tecnologia. Esta é a CES, a Consumer Electronics Show. Só que ela é mais do que apenas uma coleção de gadgets.

A CES é uma feira onde as maiores notícias do ano em tecnologia costumavam ser anunciadas…

Desde 1967, uma multidão de pessoas ligadas a tecnologia – de representantes do varejo a analistas financeiros, jornalistas e até entusiastas – viajam para o show, na esperança de vislumbrar os mais recentes desenvolvimentos em eletrônicos para consumidores. E a CES tem um histórico de anúncios importantes, e o mais recente deles ocorreu em… digamos que seja 2009.

…porém, hoje em dia, nem tanto.

O Palm Pre e o WebOS chamaram bastante a atenção na CES 2009; e o Xbox, da Microsoft, foi lançado na feira em 2001 – só para citar alguns exemplos. Mas os anúncios realmente importantes realmente não acontecem mais na CES.

O que costumava ser uma oportunidade rara de reunir toda a indústria em um só lugar para divulgar informações ficou um pouco desatualizada pela comunicação instantânea que a Internet proporciona. E grandes empresas – especialmente Microsoft, Samsung, Apple e Amazon – preferem realizar eventos independentes para seus grandes anúncios, que por si só atraem centenas de participantes.

Mas isso não significa que a CES não seja importante: danem-se os grandes anúncios, pois geralmente são as empresas menores que nos trazem a maior alegria. Elas inovam tanto quanto (ou mais que) as maiores, e a CES é um ótimo lugar para eles mostrarem ao mundo a qualidade de seus produtos. Cinco anos atrás, a Parrot era conhecida por um som Bluetooth de carro; agora, seus AR Drones bastante populares dominam os céus. Ou quase. Seja como for, eles são fantásticos, e um exemplo de que a CES ainda traz muita coisa boa.

Ela é organizada por um grupo de lobby de eletrônicos de consumo…

A CEA, que organiza a feira CES todo ano, é um grupo americano de lobby que vai a Washington e tenta fazer com que os legisladores aprovem leis no EUA que favoreçam a indústria de eletrônicos. Sim! Mais gadgets, por favor!

O CEA também ajuda a implementar normas técnicas: é difícil fazer concorrentes concordarem em alguma coisa, mas é o trabalho do CEA fazer todos eles entrarem em um acordo comum.

Mais importante ainda: o fato de que a CES é organizada pelo CEA deve ser o primeiro indício de que, no fundo, este não é um evento para a mídia nem para o público em geral. Sim, há conferências à imprensa em grande quantidade, mas o importante são as negociações e transações que ocorrem durante toda a semana a portas fechadas.

Ele ocorre em Las Vegas em janeiro.

Ela sempre acontece em janeiro. Este ano, a feira vai dos dias 8 a 11, mas nos dias anteriores sempre há eventos para a imprensa – como as novidades da Nvidia apresentadas ontem à noite, por exemplo.

A CES primeira invadiu Las Vegas em 1978; antes disso, ela acontecia em Chicago e, antes disso, em Nova York. Se você conhece alguém que foi para a CES antes que ela acontecia em Vegas, pode dar um abraço nessa pessoa, porque ele ou ela é gangsta.

Jornalistas às vezes reclamam em ter que ir…

Em dezembro, alguns autores de tecnologia começam a lamentar publicamente (principalmente no Twitter) sobre serem pagos para ir a Las Vegas, comer um monte de comida de graça, confraternizar até altas horas, e ficar no meio de vários gadgets maravilhosos.

…mas não deviam, porque a CES é incrível.

Só dizendo. E mesmo sem um produto em grande destaque para a feira deste ano, quem não quer ver, por exemplo, uma possível TV transparente? Sério, uma semana em Las Vegas sem pagar não pode ser tão difícil.

O Gizmodo Brasil está na CES, assim como a equipe do Gizmodo US, e traremos durante a semana uma ótima cobertura – que você acompanha aqui – para lhes trazer o melhor da feira. Fiquem ligados!

bfaa ZxnqoYQqo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot