X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

9 razões para nunca comer alimentos processados

Alimentos Processados

Mantenha a sua saúde firme, eliminando o tanto quanto possível os alimentos processados da sua dieta.


Mantenha a sua saúde firme, eliminando o tanto quanto possível os alimentos processados da sua dieta

Nós acreditamos, aqui no Jornal do Empreendedor, que as realizações de uma pessoa incluem mente sã, corpo são e espírito saudável.

Isso significa que não basta apenas provocações sobre empreendedorismo, comportamento, atitudes e carreira. É preciso saber dosar isso com cuidados com a saúde e o espírito.

Dito isso, resistir ao impulso de beber refrigerante ou comer salgadinhos fedorentos pode ser difícil, especialmente se você é um viciado nessas coisas, já que eles são altamente viciantes.

Mas, a partir do momento em que você entender um pouco mais sobre como esses alimentos processados afetam seu corpo, sua mente e até mesmo a sua alma, torna-se mais fácil fazer escolhas alimentares saudáveis que enriquecem a sua vida, ao invés de consumi-la.

Pensando nisso, aqui vão 9 razões para que você entenda porque deve cortar os alimentos processados de sua dieta.

#1. Alimentos processados são altamente viciantes

Seu corpo processa os alimentos integrais de maneira muito diferente da dos processados.

Os alimentos processados tendem a estimular demais a produção de dopamina, conhecida como o neurotransmissor do prazer e isso faz com que você deseje consumir esses produtos constantemente.

Seu corpo acaba não sendo capaz de resistir à tentação de continuar comendo junk food em excesso, o que acaba levando à obesidade e outros problemas de saúde.

#2. Alimentos processados destroem seus órgãos e ossos

Muitos alimentos processados contêm aditivos de fosfato que aumentam o sabor, a textura e a vida útil dos alimentos.

Mas, esses aditivos são conhecidos por causar problemas de saúde, como o envelhecimento precoce, a deterioração dos rins e osteoporose, de acordo com pesquisas do Rodale Institute.

Isso torna os alimentos processados muito menos atraentes para as pessoas que conhecem os seus riscos reais.

Alimentos processados causam deterioração dos rins, envelhecimento precoce e osteoporose.

Alimentos processados causam deterioração dos rins, envelhecimento precoce e osteoporose.

#3. Alimentos frescos são mais baratos e saudáveis

Pessoas viciadas em junk foods afirmam que muitas vezes os alimentos frescos e saudáveis são mais caros do que os processados.

Mas, de acordo com inúmeros estudos e avaliações, os alimentos integrais e orgânicos custam menos por porção do que os seus equivalentes processados.

De acordo ainda com o Rodale Institute, uma porção de pimental integral fresco é cerca de 50 centavos mais barato do que um enlatado no supermercado, por exemplo.

#4. Alimentos processados causam inflamações crônicas

Uma das principais causas de doenças crônicas hoje em dia são as inflamações.

E os estudos continuam a mostrar que os açúcares refinados, farinhas, óleos vegetais processados e muitos outros ingredientes comumente encontrados nos alimentos processados são em grande parte responsáveis por este tipo de inflação.

Portanto, da próxima vez que seu corpo pedir por um pacote de biscoitos, considere o fato de que doenças cardíacas, demências, problemas neurológicos, insuficiência respiratória e câncer têm sido relacionados com a inflamação crônica causada por alimentos processados.

#5. Alimentos processados atrapalham a digestão

Isso acontece porque eles perderam suas fibras naturais, enzimas e outros nutrientes e, com isso, os alimentos processados tendem a causar estragos no aparelho digestivo.

O consumo crônico desses alimentos pode tornar seu ecossistema interno totalmente desequilibrado, prejudicando as bactérias benéficas e expondo seu sistema à infecções.

Então, basicamente você pode pensar naquelas deliciosas balinhas em formatos de bichinhos e esses biscoitos coloridos como venenos para o seu organismo. Isso pode ajudar você a evita-los.

#6. Alimentos processados destroem a sua mente

Se você sobre de enxaqueca crônica, ou tem dificuldade de concentração e para raciocinar normalmente, as chances de que sua dieta tenha influência nisso é bem grande.

Um estudo recente da Universidade de Oxford endossa essa tese, mostrando que o consumo de junk food pode levar as pessoas a ficarem com raiva e irritadiças.

Alimentos integrais ricos em nutrientes, por outro lado, podem ajuda a nivelar o seu humor e manter os seus níveis de energia, deixando você mais calmo.

#7. Alimentos processados são carregados em organismos modificados

A grande parte dos alimentos processados que encontramos no mercado hoje são derivados de laboratório, e não da natureza, como havia de se esperar.

Os organismos geneticamente modificados, que têm sido associados à infertilidade dos órgãos, distúrbios gastrointestinais e câncer, estão diretamente relacionados aos alimentos processados.

O consumo em excesso desses venenos promove a obesidade, acidez sanguínea e pode alterar permanentemente a sua flora intestinal.

#8. Alimentos processados são ricos em pesticidas

A fim de possibilitar o crescimento dos organismos geneticamente modificados nos alimentos processados, os agricultores precisam aplicar altas doses de remédios e outros pesticidas durante o cultivo, muitos desses acabam contaminando o produto final.

De acordo com dados compilados pelo Rodale Institute, foram encontrados mais de 70 tipos diferentes de pesticidas nos cereais matinais, além de diversos produtos químicos e outros resíduos.

Os pesticidas são o maior princípio ativo de alimentos processados.

Os pesticidas são o maior princípio ativo de alimentos processados.

#9. Alimentos processados não são realmente alimentos

Uma das maneiras de você avaliar o valor nutricional dos alimentos é ver como os animais, insetos, bactérias e fungos respondem a eles.

Alimentos reais vão realmente mofar, por exemplo, enquanto os falsos alimentos processados continuam com a mesma aparência e forma, muitas vezes mesmo após a validade.

Os alimentos processados são essencialmente sintéticos e a indústria que os produzem admitem que a sua adulteração é necessária para fazer com que eles sejam gostosos, mesmo não tendo nada de gostoso.

Para onde você está levando a sua saúde?

Lembre-se que não existe empreendedor, pai, mãe ou pessoa sem saúde. Não adianta trabalhar em boas ideias, bons planos e negócios se a sua saúde está indo por água abaixo.

Lembre-se que é a saúde – e não os alimentos – que é o seu combustível para a vida. E você precisa carregar em seu corpo, nutrientes que ajudem – e não atrapalhem – você a manter uma boa saúde e integridade física.

Da próxima vez em que substituir o seu almoço (ou café) por um alimento processado, lembre-se que você está perdendo tempo, e não ganhando, como imagina.

___

Este texto foi adaptado do original, “Nine reasons to never eat processed foods again”, do NaturalNews.

Comente este artigo

Populares

Topo