Maceió – “Sabemos como é importante chegar em casa e ter o que oferecer à nossa família”, revela Fátima Farias, presidente da Agência de Desenvolvimento Local e Integrado (Adlis) da República. A instituição liderada pela artesã promove os projetos Nossa Senhora Auxiliadora e Meias Órfãs, que geram renda para famílias carentes de Marechal Deodoro (AL).
Fátima explica que o Projeto Nossa Senhora Auxiliadora pretende levar outras oportunidades de renda para 15 famílias que moram em casas de taipa e sobrevivem apenas da pesca e do Bolsa Família. “É impossível conduzir um lar somente com esses recursos. Conseguimos um hectare de terra no povoado Riacho Velho para melhorar a realidade dessas pessoas”, destaca. O terreno será destinado à criação de galinhas caipiras e ao plantio de hortaliças para subsistência das famílias integrantes do projeto. O excedente será vendido para a merenda das escolas do município.
O projeto Meias Órfãs nasceu na França. A estilista brasileira Márcia de Carvalho, que mora em Paris, se deparou com uma porção de meias avulsas nas gavetas dos filhos e vislumbrou uma oportunidade para melhorar a vida das famílias necessitadas do Brasil. As artesãs de Marechal Deodoro misturam a arte do filé com o jeans cedido pela Braskem e com as meias, doadas pela comunidade. Elas produzem mantos, chapéus, echarpes, blusas, entre outros acessórios de moda. “Já levamos a nossa produção a três desfiles na França e a dois em Alagoas e estamos integrados ao Grupo Meias Órfãs Brasil, formado por artesãos brasileiros capacitados e reconhecidos pela instituição francesa”, registra a presidente da agência.
A Adlis da República reúne associações comunitárias do centro e dos bairros de Estiva, Taperagua, Poeira, Feirinha do Francês, em Marechal Deodoro. Ao todo, 40 artesãs são assistidas. “Há dois anos começamos a investir em capacitações. Procurar o Sebrae em Alagoas foi um passo importante para os nossos negócios. Os cursos de design, atendimento e gestão de custos foram essenciais”, afirma a artesã representante da Associação da Feirinha do Francês, Vera Lúcia.
A presidente da Adlis, Fátima Farias, conta que algumas associadas participam de capacitações para a Copa do Mundo de 2014. Elas iniciaram os cursos de libras e de inglês. “Elas querem interagir com o maior número de turistas possível e vender mais”, afirma.
Serviço:
Sebrae em Alagoas – (82) 4009.1758
www.al.agenciasebrae.com.br
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias