X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Agricultura familiar paraibana é lider no Nordeste


João Pessoa – Cerca de 450 famílias paraibanas sobrevivem da agricultura familiar orgânica e colocam o estado o primeiro lugar no ranking da região Nordeste nesse tipo de produção. Dados do Ministério da Agricultura (Mapa) revelam que a Paraíba tem a maior área plantada por esse segmento da região, cerca de 149 hectares.

Mais do que proteger o meio ambiente, o cultivo consciente promove a qualidade de vida dos consumidores e dos agricultores. Para ensiná-los a manipular e preparar os defensivos orgânicos naturais, o Sebrae na Paraíba irá oferecer capacitações na tarde desta terça-feira (24) e na manhã de quarta-feira (25), durante a 2ª Semana da Agricultura, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Iniciado nessa segunda-feira (23), o evento se estende até o dia 31 pelas cidades do interior paraibano. Durante esse período, haverá uma vasta programação, composta por palestras, oficinas, apresentação e comercialização de produtos e exposição das ações desenvolvidas pelo governo do estado para o fomento da agricultura.

“Muitos agricultores paraibanos já produzem orgânicos e têm a consciência da importância do cultivo sem agrotóxico. Essa é uma tendência mundial, de alimentação saudável”, afirma o engenheiro agrônomo e consultor do Sebrae, Newton de Novais Filho, que ministrará os encontros. Ele destacou que João Pessoa tem feiras de alimentos orgânicos em diversos bairros, que consomem alimentos produzidos nos municípios da Zona da Mata, como Borborema e Cariri, que produzem tomate, cenoura, cebola, pimentão, inhame, macaxeira, batata, hortaliças e frutas como abacaxi, mamão, maracujá e banana.

Segundo o gestor do Projeto de Horticultura do Sebrae na Paraíba, Pablo Queiroz, o agricultor paraibano apresenta uma visão empreendedora de sua produção. “Muitos já pensam na rentabilidade da família, em adquirir novas tecnologias e também se preocupam com o meio ambiente e a saúde”, destaca. O Sebrae oferece consultorias aos agricultores por meio do Programa Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS), cujo foco é a sustentabilidade.

O agricultor José Nogueira, de Alhandra, é um dos atendidos pelo PAIS. Há cinco anos, ele planta alimentos orgânicos e faz parte da Associação dos Produtores do Litoral Sul da Paraíba, juntamente com mais 23 produtores. A entidade trabalha em grupo e sem agrotóxicos. “Não usamos nada de veneno ou adubo químico em nossas plantações. Assim, estamos ajudando a saúde dos nossos clientes e ainda preservando o meio ambiente”, conta Nogueira, que presidente a associação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

 

Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot