X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Alagoas ganha reforço para qualidade do leite


Brasília – Os produtores de leite de Alagoas contarão com um contingente maior de técnicos preparados para repassar a metodologia do Programa de Alimento Seguro de Leite e Derivados (PAS Leite). A iniciativa melhora a qualidade e a segurança do produto desde a propriedade, passando pelo transporte, até a indústria. Mais 37 consultores receberam, nesta semana, treinamento para multiplicar os efeitos da ferramenta, que está adequada às exigências da Instrução Normativa 62, do Ministério da Agricultura.

Pela primeira vez, o curso de formação do PAS Leite foi ministrado fora da sede da Embrapa Gado de Leite, que fica em Juiz de Fora (MG). “Alagoas pediu um curso exclusivo para consultores. Isso mostra o comprometimento de todos com o programa no estado”, conta o gestor nacional da carteira de leite e derivados do Sebrae, José Altamiro da Silva.

O PAS Leite é um programa desenvolvido em parceria entre o Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o governo federal para introduzir boas práticas nas propriedades que se dedicam à produção de leite. Alagoas conta também com o programa Balde Cheio, focado na gestão das unidades produtivas locais.

Neste mês de outubro será realizado mais um curso de formação em São Paulo (SP), entre os dias 15 e 19, com inscrições aberta para todo o país.“No mês de novembro, entre 21 e 23, realizaremos, na sede da Embrapa, um curso para os auditores que já passaram pela capacitação e já atuam na sua implantação nos estados. Com isto fechamos todo o Brasil”, explica José Altamiro. Até agora já foram treinados mais de 100 multiplicadores na solução do PAS Leite em todo o país

O curso prevê o contato dos consultores com a realidade de uma fazenda de gado de leite nos chamados Dias de Campo, realizados em propriedades indicadas pela Embrapa nas proximidades de Maceió. José Altamiro considera o contato com a realidade “fundamental para a formação do pessoal”. Além disso, segundo ele, a expansão do PAS Leite por todo o território terá dois efeitos. “O primeiro é a garantia de se produzir um leite de qualidade e seguro para o consumidor. O segundo é a aceleração do passo em direção ao atendimento das exigências da legislação”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo