X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Ambulante é formalizada enquanto vendia refrigerante


Brasília – Há 12 anos, Maria de Lourdes dos Santos, 57, vende bebidas em eventos de Brasília. A piauiense de origem humilde que mudou para capital do País em busca de uma vida melhor deu um passo importante. Formalizou-se com empreendedora individual (EI). A ambulante levou seu carrinho à porta do Centro de Convenções Ulysses Guimarães para vender água e refrigerante aos visitantes da Feira do Empreendedor 2011. Ao conversar com técnicos do Sebrae no DF, decidiu aderir ao programa para apostar nos eventos que a cidade vai sediar.

“A Copa do Mundo está aí, eu precisava entrar na formalidade para vender mais e ficar tranqüila. Essa vida de ambulante é muito difícil, a gente nunca sabe o dia de amanhã”, comentou. Maria não contribui com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) há mais de uma década. “Agora, vou ter direito a benefícios que eu não tinha. Uma amiga se formalizou há dois anos e já tinha me orientado, e eu fui adiando, adiando… Hoje, a oportunidade surgiu na minha frente e não deixei passar”, comemora.

O processo de formalização foi rápido. Em menos de 30 minutos, Maria d Lurdes saiu do Centro de Convenções Ulysses Guimarães com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) em mãos. “Cerca de 80% das pessoas sonham em ter o seu próprio negócio. O empreendedor que deseja registrar sua atividade deve buscar informações e formalizar-se”, convida o gerente da Unidade de Atendimento Individual (UAI), Stefano Portuguez.

A Feira do Empreendedor do DF formalizou mais de 150 EIs. Muitos, como Maria de Lurdes, eram ambulantes que trabalhavam na informalidade pelas ruas da capital.

O EI é o maior programa de formalização do País. No Dia da Micro e Pequena Empresa, que foi comemorado em 5 de outubro, o Senado aprovou por unanimidade a íntegra do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/11 que ajusta a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06). O novo texto da lei amplia o enquadramento de R$ 36 mil para R$ 60 mil de faturamento. O projeto seguiu para sanção da presidente Dilma Rousseff. A meta do Sebrae é realizar 700 mil formalizações para o ano que vem. A instituição prevê que pode chegar em 2014 com 3,5 a 4 milhões de empreendedores individuais formalizados.

Serviço

Sebrae no Distrito Federal – (61) 3362.1659 – www.df.agenciasebrae.com.br

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot