Feche os olhos e imagine seu chefe ou seu cliente te dando um feedback negativo. Se só com a imaginação você explode em angústia e raiva, respire fundo, acalme-se e fique atento a essas dicas.
1) Facilite para seu chefe ou cliente. A maior parte das pessoas não gosta de criticar alguém, então seja receptivo aos pontos levantados por ele e mentalize que suas intenções são boas até que se prove o contrário.
2) Responda com gratidão. A simples frase “Obrigado por me dizer isso”, reflete sua autoconfiança e o respeito que você tem por aquele que o critica.
3) Evite rebater. Isso só vai fazer com que ele seja mais duro da próxima vez.
4) Acalme-se. Se você ficar ressentido, responda “Isso é difícil de se ouvir. Você se importa se eu parar um pouco para refletir? Volto a falar com você logo mais.”
5) Não comece a falar desesperadamente.
6) Anote tudo. Pegue um papel e uma caneta e anote as críticas de acordo com o que você entendeu. Mostre para o chefe ou o cliente e pergunte ”Você acha que eu entendi o que você quis dizer?”
7) Traduza críticas negativas para comportamentos positivos. “Percebo que você quer que eu faça______ (complete com alguma ação observável). É isso mesmo?”
8) Pergunte ”Como você vai se certificar de que eu estou progredindo?”
Do blog Leadership Freak.
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