X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Artesãos criam produtos de olho na Copa das Confederações


Fortaleza – Há pouco mais de três meses do início da Copa das Confederações – que acontece de 15 a 30 de junho -, o Sebrae no Ceará contabiliza pelo menos 28 grupos de artesãos, das mais variadas tipologias e de todas as regiões do estado, com coleções finalizadas, desenvolvidas especialmente com foco nesse evento esportivo.

Antes mesmo do mundial, que tem Fortaleza como uma das cidades-sede, as peças em bordado, renda e trançado, resultado do trabalho de capacitação e adequação realizado pelo Sebrae no Ceará, vão ser expostas em um showroom.

Para acompanhar de perto os preparativos e acertar os últimos detalhes, uma equipe do Sebrae no Ceará vai visitar, já a partir deste mês, todos os grupos envolvidos no projeto. Para assegurar a representatividade do melhor do artesanato cearense, Juniar Ellyan, gestora do programa de Artesanato do Sebrae – Ceará Original, explica que os grupos participantes passaram, antes de integrar o projeto, por uma seleção prévia.

Os grupos foram escolhidos segundo critérios de produtividade, nível de organização e quantidade de cursos que já fizeram. Os oito primeiros grupos selecionados foram: de Várzea Alegre, no Cariri (fabricação de redes); de Itaiçaba, no Litoral Leste (palha de carnaúba); o Grupo de Costureiras e Artesãos de Paracuru – Gcap, do Regional Metropolitano (bordado); o grupo AAFETO do Regional Baixo Jaguatribe (renda de filé); os artesãos da Comunidade de Carqueijo, Regional Norte (tecelagem); o grupo do Ceará Design de Quixeramobim, no Sertão Central (semijóias); o grupo Baturiarte, do Regional do Maciço de Baturité (palha de bananeira); e o grupo Aproarti, de Icó, no Centro-Sul do Estado (bordados em rococó).

No decorrer de 2012, outros 20 grupos aderiram ao projeto e passaram por capacitações. “A meta é que até o final deste ano mais 25 grupos sejam capacitados e incorporados. Para o primeiro semestre de 2014, esperamos atender a mais dez grupos. Até o início do mundial de futebol, pelo menos 63 grupos terão recebido consultoria, treinamento e apoio para o desenvolvimento de coleções com peças focadas nesses grandes eventos esportivos”, adianta Juniar.

A maior preocupação, segundo ela, é “fazer com que as peças agreguem qualidade internacional, sem perder a identidade regional. O que se pretende com os diagnósticos, treinamentos e consultorias é que os grupos beneficiados possam estar, no final do processo, com uma gestão adequada e seguindo as tendências de um mercado cada vez mais exigente, tanto internacionalmente, como nacional e localmente”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot