Palmas – A comunidade Mumbuca, em Mateiros (TO), tem tradição na produção de artesanato com capim dourado. A técnica típica do Jalapão é praticada por várias gerações da localidade e é a principal fonte de renda dos moradores. Os produtos agora terão mais valor agregado e os trabalhadores serão qualificados para vender os itens a preço justo.
Os artesãos de Mumbuca estão reunidos com a designer e artista plástica Heloísa Crocco. Na oficina ministrada por ela, eles aprendem novas técnicas para a criação de produtos inovadores direcionados para o mercado da moda. A programação faz parte das ações previstas no Comunidade Criativa, convênio firmado entre o Sebrae e a Associação Brasileira de Estilistas (Abest). O acordo desenvolve atividades que ampliam a competitividade dos pequenos negócios do setor e dos artesãos e deverá atender 15 grupos em todo o país.
“Através da vivência, a comunidade poderá obter técnicas dirigidas à moda, com design inspirado em referências brasileiras. Ao final da oficina, cada artesão deverá ter produzido um produto inovador”, explica a coordenadora da Carteira de Artesanato, Turismo e Cultura, do Sebrae em Tocantins, Magvan Botelho. A diretora técnica da unidade da instituição no estado, Mila Jaber, comenta que o projeto “valoriza as capacidades locais, incentiva o comércio justo e promove a inclusão destes grupos na indústria da moda nacional e internacional”.
Ao final da oficina, o grupo escolherá um artesão para representar a comunidade no Salão +B de Negócios de Moda e Conteúdo Criativo, que será realizado pela Abest, de 29 a 31 de maio, em São Paulo. A iniciativa ainda publicará o caderno + B, um catálogo subsidiará as comunidades criativas e empresas atendidas pelo convênio, também produzido pela associação.
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