X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Artesãos do Jalapão são capacitados para o mercado da moda


Palmas – A comunidade Mumbuca, em Mateiros (TO), tem tradição na produção de artesanato com capim dourado. A técnica típica do Jalapão é praticada por várias gerações da localidade e é a principal fonte de renda dos moradores. Os produtos agora terão mais valor agregado e os trabalhadores serão qualificados para vender os itens a preço justo.

Os artesãos de Mumbuca estão reunidos com a designer e artista plástica Heloísa Crocco. Na oficina ministrada por ela, eles aprendem novas técnicas para a criação de produtos inovadores direcionados para o mercado da moda. A programação faz parte das ações previstas no Comunidade Criativa, convênio firmado entre o Sebrae e a Associação Brasileira de Estilistas (Abest). O acordo desenvolve atividades que ampliam a competitividade dos pequenos negócios do setor e dos artesãos e deverá atender 15 grupos em todo o país.

“Através da vivência, a comunidade poderá obter técnicas dirigidas à moda, com design inspirado em referências brasileiras. Ao final da oficina, cada artesão deverá ter produzido um produto inovador”, explica a coordenadora da Carteira de Artesanato, Turismo e Cultura, do Sebrae em Tocantins, Magvan Botelho. A diretora técnica da unidade da instituição no estado, Mila Jaber, comenta que o projeto “valoriza as capacidades locais, incentiva o comércio justo e promove a inclusão destes grupos na indústria da moda nacional e internacional”.

Ao final da oficina, o grupo escolherá um artesão para representar a comunidade no Salão +B de Negócios de Moda e Conteúdo Criativo, que será realizado pela Abest, de 29 a 31 de maio, em São Paulo. A iniciativa ainda publicará o caderno + B, um catálogo subsidiará as comunidades criativas e empresas atendidas pelo convênio, também produzido pela associação.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.to.agenciasebrae.com.br | www.to.sebrae.com.br | www.sebraenews.com.br

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot