X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Artesãos premiados no TOP 100 investem em e-commerce


Fortaleza – Contemplada pela terceira vez no Prêmio TOP 100 de Artesanato, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Artesãos de Carqueijo, localizada no município de Mucambo, no norte do Ceará, está descobrindo um mundo de oportunidades de negócios na internet. Há oito meses, os artesãos montaram uma loja virtual e já contabilizam bons resultados.

De acordo com o presidente da associação, Gilmar Martins, as vendas cresceram consideravelmente nesse período, mas o principal retorno tem sido os testemunhos dos clientes, que os parabenizam pela iniciativa e elogiam a qualidade do serviço. “Até agora não fizemos muita divulgação da loja virtual. Vamos intensificar esse trabalho nos próximos meses e acredito que poderemos ter um crescimento de até 25% das vendas em um ano”, avalia o artesão.

Gilmar diz que até o momento os produtos são despachados apenas para localidades no território nacional. No entanto, os artesãos, que já têm experiência em exportação, sabem que o mercado internacional pode render bons negócios. “A ideia é investir cada vez mais na loja virtual e, à medida que a ferramenta for conquistando novos clientes, expandir as possibilidades para além das fronteiras brasileiras, tendo como foco também os turistas estrangeiros que conheceram o Ceará, se encantaram com o artesanato e desejam adquirir outras peças, além das já levadas na bagagem”, diz Gilmar.

Estética, valor cultural, qualidade e originalidade são algumas das características do artesanato produzido em Carqueijo, cuja principal tipologia é a tecelagem com fio de algodão e fibras naturais. A partir dessas matérias-primas, os artesãos desenvolvem diversos produtos como jogos americanos, redes de dormir, tapetes, arandelas, jogos para banheiro, caminhos de mesa, cortinas, luminárias, abajures, entre outros. Os produtos do Carqueijo Artesanato já foram vendidos para grandes clientes nacionais, como Natura e Tok Stok.

Dificuldades

O presidente da Carqueijo Artesanato acredita que o comércio eletrônico pode render uma boa fatia de mercado para as pequenas empresas, no entanto ainda há muitas barreiras a serem superadas para o êxito dessa modalidade de negócio. “Ter um site hoje em dia é fundamental para nos modernizarmos e chegarmos mais perto dos clientes, mas o grande problema é que não estamos acostumados a esse novo ambiente virtual. Hoje, uma pessoa nos ajuda, mas a nossa página na internet ainda precisa melhorar para ficar do jeito que queremos”, diz o artesão.

De acordo com Gilmar, o Sebrae tem sido um grande parceiro da associação com ações de capacitação, associativismo, acesso a mercados, melhoria do design dos produtos, entre outros. Para o gestor de artesanato do Sebrae na região norte do Ceará, Tomaz Machado, essa associação é destaque pelo nível de organização e pelo empreendedorismo. “Eles sempre buscam novas oportunidades e o Sebrae está permanentemente ao lado deles”, ressalta.

Top 100

O TOP 100 de Artesanato reconhece e valoriza o trabalho realizado por unidade produtivas com foco em requisitos do mercado, como inovação, eficiência produtiva, logística, viabilidade comercial, responsabilidade social e gestão estratégica.

Na terceira edição do prêmio, realizada neste ano, quatro unidades produtivas do Ceará foram contempladas. Os artesãos participam nesta terça-feira (4) da solenidade de premiação nacional no Rio de Janeiro. “Vamos aproveitar a oportunidade da viagem para divulgar a nossa loja virtual na Cidade Maravilhosa”, afirma Gilmar.

Serviço:
Carquejo Artesanato
www.carqueijoartesanato.com.br/lojavirtual
Contato: (88) 3654-4013 ou [email protected]

Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot