Palmas – O Sebrae em Tocantins vai capacitar os artesãos do estado para agregarem mais valor aos seus produtos. O objetivo é elevar a qualidade do artesanato com foco nos grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar, como a Copa do Mundo de 2014 e a Copa América, em 2015. A meta do projeto Expoart é atender 300 empreendedores individuais ou profissionais vinculados a associações, cooperativas e micro e pequenas empresas (MPE) a partir do primeiro trimestre deste ano.
“O Sebrae vai investir mais de R$ 2 milhões, até 2015, em ações como pesquisa, diagnóstico, estudo de iconografia, melhoria e criação de novos produtos, entre outras”, afirma a diretora-técnica do Sebrae em Tocantins, Mila Jaber. O Expoart vai promover também o artesanato indígena do estado, como as bonecas feitas pelos índios Karajá, na ilha do Bananal, reconhecidas como Patrimônio Cultural Brasileiro, e o artesanato das tribos Kraô, Xerente e Apinajé.
“Para que haja fortalecimento da cadeia produtiva, a comercialização do artesananto deve ser constante e acelerada. Precisamos de produtos com alto valor agregado, com identidade local e qualidade no design, no acabamento e na embalagem. Queremos aproveitar estes eventos para divulgar o que Tocantins tem de melhor”, pontua o superintendente do Sebrae no estado, Paulo Massuia.
O presidente do Conselho Deliberativo da unidade local da instituição, Roberto Pires, afirma que “assim como os trabalhos em capim dourado já conseguiram uma grande vitória com o reconhecimento pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), vivemos agora um momento único para criarmos outros diferenciais competitivos para o artesanato tocantinense”.
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