X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Barragens beneficiam agricultores familiares em Itabaiana


Aracaju – Uma nova paisagem começa a tomar conta de pequenas propriedades rurais localizadas no município de Itabaiana, localizado a 54 km da capital. A região, uma das prejudicadas pela falta de chuva durante todo o primeiro semestre deste ano, está sendo beneficiada com a construção de 200 barragens, fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae em Sergipe com o apoio da Fundação Banco do Brasil, Embrapa, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e prefeitura de Itabaiana.

A técnica foi desenvolvida há mais de dez anos pela Embrapa Milho e Sorgo, do município de Sete Lagoas (MG), e consiste na criação de pequenos açudes para a captação e retenção das águas das chuvas. Além de garantir o armazenamento do líquido, permitindo a sua utilização nas plantações e na criação de animais, as barragens contribuem para evitar assoreamentos e enxurradas, revitalizar nascentes e elevar os níveis dos lençóis freáticos.

No povoado de Flechas, o modelo está sendo implementado na propriedade do agricultor José Francisco de Carvalho, que já aguarda com ansiedade a chegada das chuvas para garantir a sua reserva de água. “Aqui planto batata, milho e feijão e sempre enfrentamos dificuldades para garantir a irrigação das hortas. Com a barragem, esse sufoco não existirá mais”.

A agricultora Maria Francisca Santos também não vê a hora de pôr fim às dificuldades enfrentadas por conta da estiagem. “A barragem vai nos ajudar muito. Sofremos bastante esse ano com a falta de água, mas esperamos que essa situação não se repita mais. È muito bom saber que poderemos ter água durante a seca”.

Em Itabaiana, a iniciativa trará benefícios para cerca de 800 famílias cadastradas e selecionadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, residentes em 45 povoados. Cada uma delas investe apenas R$ 20, utilizados nos custeio dos equipamentos necessários à escavação das áreas. O restante dos recursos é subsidiado pelo projeto.

Cada barragem é capaz de armazenar até 300 mil litros de água. No povoado Taboleiro da Telha, uma das regiões atendidas pelo projeto, o desafio do agricultor Jason Luiz Santana é garantir o cultivo de peixes na propriedade. “A meta é conseguir uma outra alternativa de renda, que possa trazer benefícios para a minha família. Estou empolgado com a ideia e em breve espero viabilizá-la”.

Proposta

A proposta do projeto, segundo Maria Lúcia Alves, analista do Sebrae em Sergipe, é construir mil pequenas barragens em 18 cidades sergipanas no prazo de quatro meses, mediante condições climáticas favoráveis. A ação já contempla também os municípios de Nossa Senhora da Glória e Santa Rosa de Lima.

“Queremos atender as pequenas e médias propriedades, prioritariamente daquelas regiões onde a instituição já desenvolve alguns projetos. Com esse modelo, pretendemos minimizar o sofrimento do homem do campo no período da seca, oferecendo as condições para que garanta a sustentabilidade do negócio”, explica.

De acordo com o secretário de Agricultura de Itabaiana, Valtenes Braga, a construção das barragens será fundamental para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “Infelizmente, por conta da falta de chuvas, presenciamos as dificuldades que essas pessoas enfrentam para garantir o seu sustento. Agora, temos a certeza de que essa situação irá mudar, pois elas terão como continuar trabalhando nos momentos mais difíceis”.

Serviço:
Sebrae em Sergipe (79) 2106.7758
www.se.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot