X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Araxá tem plano pioneiro de coleta seletiva no meio rural


Belo Horizonte – Durante o Urban Nature, evento que integra a programação do Congresso Mundial do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, o Sebrae em Minas Gerais vai apresentar o projeto de gerenciamento de resíduos sólidos no meio rural de Araxá. O case compõe a Sessão de Resíduos, que será realizada neste sábado (16), das 14h às 16h, na prefeitura municipal da capital mineira.

A cidade de Araxá, famosa por suas águas termais e quitutes, é a primeira de Minas Gerais a receber um plano de gerenciamento de resíduos sólidos no meio rural. Em 2010, o Sebrae no estado realizou, em parceria com a Federação da  Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), um diagnóstico em 348 fazendas distribuídas no território mineiro.

No documento, o Sebrae levantou de que forma as fazendas faziam a gestão das águas e dos resíduos sólidos, a conservação da vegetação natural, o manejo produtivo, além de verificar o cumprimento da legislação ambiental. “Um dos principais problemas detectados foi a má gestão do resíduo sólido”, informa a analista de Agronegócios da instituição no estado, Fabiana Vilela.

Com base no diagnóstico, o  Sebrae em Minas Gerais propôs à prefeitura um trabalho em conjunto com a área rural, auxiliando o produtor na gestão dos resíduos. O projeto, em fase inicial, tem o objetivo de coletar e destinar corretamente os resíduos sólidos gerados nas propriedades rurais.

“O plano de gestão de resíduos vai indicar a estrutura que deve ser adquirida pelos proprietários, a rota e o caminhão adequado à coleta, entre outros aspectos necessários ao pleno funcionamento do processo”, adianta Fabiana Vilela. Algumas das propriedades que serão beneficiadas pelo plano de gestão de resíduos sólidos já participam de outro projeto do Sebrae no estado, o Educampo, voltado ao aprimoramento da gestão dos negócios rurais. 

O diagnóstico realizado pelo Sebrae e a Faemg identificou a necessidade de aumentar os postos de coleta de embalagens de agrotóxicos, a  chamada logística reversa. Outros pontos de melhoria também foram apontados pelo estudo: utilização correta dos resíduos das atividades agrícolas e pecuárias; coleta e reciclagem dos resíduos domésticos das propriedades rurais e destinação correta das embalagens de produtos médico-veterinários.

Ações

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Meio Rural de Araxá abrange diversas ações, como o diagnóstico e destinação atual; determinação da composição e quantidade dos resíduos gerados; definição dos pontos de entrega voluntária e das rotas de coleta; sensibilização e educação do produtor rural; e a ampliação do projeto – consórcio com outros municípios.

Serviço:
Sebrae em Minas Gerais – (31) 3379-9275
www.mg.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

 

 

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot