Brasília – Com cerca de 2,3 milhões de registros, antes de completar três anos de existência, o Empreendedor Individual (EI) poderá ser utilizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como exemplo de incentivo à formalização em outros países da América Latina. Uma comitiva da instituição, que está no Brasil para conhecer a experiência, visitou o Sebrae nessa segunda-feira (16).
“Outros países da região estão muito interessados na figura jurídica do Empreendedor Individual. É o caso do Equador, Nicarágua e Colômbia. Queremos ver como o modelo brasileiro pode contribuir com outras nações”, explicou o especialista sênior de Mercados de Trabalho do BID, Mariano Bosh.
Na opinião do representante do banco, todos os países da América Latina têm problemas com a informalidade. Muitos tentaram desenvolver programas para enfrentar a questão, sem sucesso. Segundo ele, a missão do banco quer entender como o Brasil obtém êxito em um processo de formalização feito de forma fácil e rápida.
Mariano Bosh destacou a importância da formalização para garantir acesso dos trabalhadores à previdência social. Ele enfatizou o benefício dos serviços de saúde. “Há países como México e Colômbia onde só o trabalhador formalizado possui o seguro de saúde”, exemplificou. Bosh lembrou que o registro estimula o aumento da produtividade e do desenvolvimento das empresas e dos respectivos países.
De acordo com Mariano Bosh, o BID pode contribuir com estudos que possibilitem maior entendimento e efetividade ao Empreendedor Individual. Para o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, os números do EI, com média de formalização de 5 mil registros por dia, atestam o sucesso do modelo.
“Esse resultado é obtido sem campanhas de incentivo, apenas com a propaganda boca a boca, com os empreendedores indicando a formalização para outros”, afirmou Bruno. Ele lembrou que o Sebrae reforça os programas de capacitação para aumentar a sustentabilidade desses negócios, mas que ainda há desafios a serem vencidos, como ampliar o acesso a crédito. A expectativa é de que o BID também possa contribuir nessa área.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias