X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

BID quer iniciativa como exemplo para Amércia Latina


Brasília – Com cerca de 2,3 milhões de registros, antes de completar três anos de existência, o Empreendedor Individual (EI) poderá ser utilizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como exemplo de incentivo à formalização em outros países da América Latina. Uma comitiva da instituição, que está no Brasil para conhecer a experiência, visitou o Sebrae nessa segunda-feira (16).

“Outros países da região estão muito interessados na figura jurídica do Empreendedor Individual. É o caso do Equador, Nicarágua e Colômbia. Queremos ver como o modelo brasileiro pode contribuir com outras nações”, explicou o especialista sênior de Mercados de Trabalho do BID, Mariano Bosh.

Na opinião do representante do banco, todos os países da América Latina têm problemas com a informalidade. Muitos tentaram desenvolver programas para enfrentar a questão, sem sucesso. Segundo ele, a missão do banco quer entender como o Brasil obtém êxito em um processo de formalização feito de forma fácil e rápida.

Mariano Bosh destacou a importância da formalização para garantir acesso dos trabalhadores à previdência social. Ele enfatizou o benefício dos serviços de saúde. “Há países como México e Colômbia onde só o trabalhador formalizado possui o seguro de saúde”, exemplificou. Bosh lembrou que o registro estimula o aumento da produtividade e do desenvolvimento das empresas e dos respectivos países.

De acordo com Mariano Bosh, o BID pode contribuir com estudos que possibilitem maior entendimento e efetividade ao Empreendedor Individual. Para o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, os números do EI, com média de formalização de 5 mil registros por dia, atestam o sucesso do modelo.

“Esse resultado é obtido sem campanhas de incentivo, apenas com a propaganda boca a boca, com os empreendedores indicando a formalização para outros”, afirmou Bruno. Ele lembrou que o Sebrae reforça os programas de capacitação para aumentar a sustentabilidade desses negócios, mas que ainda há desafios a serem vencidos, como ampliar o acesso a crédito. A expectativa é de que o BID também possa contribuir nessa área.

 

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot