X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Brasil precisa inovar para continuar crescendo


São Paulo – Se o Brasil quiser continuar crescendo entre 4% e 5% ao ano, com políticas de inclusão social, terá grandes desafios como construir uma economia que incentive a inovação e que seja capaz de estimular os pequenos negócios e  desenvolver competências tecnológicas e científicas de valor agregado. A avaliação é do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, que participou do Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios, promovido pelo Sebrae, em São Paulo, nesta quinta-feira (19).

“A economia brasileira ainda é hostil à cultura da inovação. O Brasil tem grandes déficits nessa área. Em algumas setores, estamos perto da fronteira do conhecimento, mas, infelizmente, são poucos”, disse Arbix.

O presidente da Finep afirmou que a inovação e a tecnologia tradicionalmente foram consideradas como subprodutos do crescimento econômico e não como pré-requisitos para o desenvolvimento. “Isso está na raiz da falta de inovação da maioria das empresas do Brasil. É o calcanhar de Aquiles da nossa economia e principalmente das pequenas empresas”.

Também preocupado  com as políticas de inovação, o empresário Jorge Gerdau ressaltou que a pressão da concorrência de empresas globalizadas sobre os empreendimentos nacionais requer um esforço coletivo, uma parceria entre as universidades, governo e setor privado. “Não tem cabimento que a academia e o empresariado ainda não saibam trabalhar juntos. É fundamental criar condições para a construção conjunta de projetos de desenvolvimento de patentes voltados para a demanda de mercado”, reforçou.

Segundo Gerdau, é preciso definir estratégias, como investir em educação fundamental básica, aperfeiçoar a logística e o sistema tributário. “Se tivermos uma educação básica de qualidade, teremos trabalhadores nas micro e pequenas empresas, que são a maioria no país, mais preparados para estruturar processos inovadores”.

O Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios acontece até sexta-feira (20), no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot