X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Casal empreendedor é exemplo em Ilhéus


Salvador – Perder o emprego aos 47 anos pode representar para algumas pessoas o fim de sua atuação no mercado de trabalho. Mas, para o morador de Ilhéus Manoel Barbosa, foi o salto para investir no próprio negócio e encontrar o caminho do sucesso. Motorista profissional e operador de máquinas pesadas, ele foi demitido há seis meses. Depois de uma série de tentativas frustradas para conseguir outro emprego, resolveu transformar uma receita caseira em fonte de renda, que hoje garante o sustento de toda a sua família. “Quando vi que ia dar certo, passei a ter a sensação de que não era mais um desempregado. Mas, sim, um empreendedor”, afirma orgulhoso o baiano, mais conhecido como o Neto.

A receita do sucesso misturou inspiração, senso de oportunidade e o talento da esposa Rita de Cássia Barbosa. Quando a situação financeira do casal começou a ficar difícil, ela se lembrou do tablete de cacau feito por sua tia, que era a sobremesa predileta da família nos finais de semana. “Todo mundo elogiava muito e sempre repetia. Então resolvi aprimorar e incluir mais alguns ingredientes para deixá-lo ainda mais saboroso”, destaca.

No primeiro semestre de atividade, o casal já produz 20 quilos da guloseima por dia e atende à demanda de hotéis, pousadas e agências de turismo da região. “A gente não para mais”, comemora Rita de Cássia. O sucesso empresarial só foi possível porque o casal deixou a informalidade com a ajuda do Sebrae. Rita de Cássia procurou a instituição e se tornou um dos 6 mil trabalhadores por conta própria que já se formalizaram como Empreendedor Individual (EI) em Ilhéus.

Antes da formalização, a produção de Manoel e Rita de Cássia era mais complicada. O fruto do cacau, matéria-prima essencial para o doce, era comprado a preços bem acima do mercado e influenciava negativamente no lucro. Por conta disso, o casal resolveu procurar a Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba) e firmou um convênio para comprar o ingrediente direto do pequeno agricultor da região. “Com essa medida conseguimos reduzir em 40% o custo do fruto e isso deu muito mais condições de tocarmos o nosso próprio negócio”, explica o empresário.

O passo seguinte foi procurar o Sebrae em Ilhéus e pedir orientações técnicas. O casal assegura foi a melhor coisa que fizeram. A primeira ajuda da instituição foi encaminhar o tablete para uma análise química. “A qualidade, claro, foi aprovada”, gaba-se Rita de Cássia. Com essa garantia, a conquista do mercado regional também foi um pulo. “Hoje temos uma empresa e um produto que muito nos orgulha”, afirma.

O gestor do Projeto Território de Cidadania Litoral Sul, Jefferson Lomanto, que acompanha a evolução do trabalho do casal, informa que a consultoria vai continuar. O Sebrae agora trabalha na elaboração de embalagens e no estudo de mercado para valorizar ainda mais o doce que começa a cair no gosto popular.

Oportunidade

Na Semana do Empreendedor Individual, que será realizada de 3 a 7 de julho, o Sebrae vai intensificar as ações em busca de novas adesões ao programa. Nos Pontos de Atendimento de Ilhéus e de Itabuna, técnicos estarão à disposição para formalizar os interessados, que devem comparecer munidos da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de endereço do local onde o negócio vai funcionar. As inscrições também podem ser feitas pela internet, por meio do site.

De acordo com Renato Lisboa, coordenador regional do Sebrae, durante o período estão previstas oficinas no município de Camacan, na sede da CDL local. Os temas serão “SEI Empreender” (Dia 4, das 9 às 12 e das 13 às 16 horas), “SEI Controlar meu dinheiro” (Dia 5, das 9 às 12 h) e “SEI Vender” (Dia 5, das 13 às 16 h). Mas Renato Lisboa ressalta que outras oficinas estão previstas para acontecer após a Semana do Empreendedor. Inicialmente, haverá mutirão em Firmino Alves (Dia 18 de julho) e Itabuna ( De 23 a 26 de julho), com as mesmas oficinas de Camacan.

A meta da regional de Ilhéus para este ano é promover 3.957 formalizações e a equipe já atingiu mais da metade desse objetivo, com a legalização de 2.009 novos Empreendedores Individuais.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot