Fortaleza – Vinte micro e pequenas empresas cearenses, integrantes do projeto Polo Moda, estão participando de uma iniciativa pioneira: o Up- Circuito de Negócios de Moda. A iniciativa funciona como incubadora comercial e vem sendo executada no Centro Atacadista do Maraponga Mart Moda, em Fortaleza. O objetivo é inserir esses pequenos negócios no mercado atacadista, propiciar novas oportunidades de parcerias, captação de clientes e fortalecimento das referidas marcas.
As empresas participantes do projeto recebem orientação e consultorias e dispõem, por um período de seis meses-, de acompanhamento sistemático de técnicos do Sebrae no Ceará. Em contrapartida, elas têm como meta, durante esse período, a geração de negócios no valor total de R$ 351.842.
O Centro Atacadista Maraponga Mart Moda foi escolhido para participar da iniciativa por ser o maior o centro de comércio atacadista de moda existente no Ceará, dispondo de uma infraestrutura exclusiva para captação de compradores, mediante a realização de quatro feiras anuais de moda – Feira de Moda de Fortaleza, Ceará Summer Fashion, Maraponga 40 Graus e Salão da Moda Íntima. Eventos que têm visibilidade e divulgação nacionais e que atraem, segundo seus organizadores, um público comprador de cinco mil lojistas por edição de feira.
Na época do Maraponga Mart Moda, as marcas participantes do UP – Circuito de Negócios de Moda vem recebendo, mensalmente, caravanas de lojistas de outros estados, uma média de 300 compradores por mês, vindos, principalmente, das regiões Norte e Nordeste. Além das visitas diárias de compradores do interior do estado e da região Metropolitana de Fortaleza.
Segundo a gestora do projeto de Moda do Sebrae no Ceará, Diva Mercedes, o objetivo do Sebrae na cadeia produtiva da Moda é propiciar aos empresários ações que possibilitem seu desenvolvimento e crescimento empresarial. “De forma organizada e com foco em resultados previamente acordados com o setor, o Sebrae no Ceará viabiliza um leque de ferramentas como consultorias, capacitação, design, participação em feiras, eventos, missões empresariais e em, rodadas de negócios, além de publicações de divulgação das ações”, explica.
O Polo Moda, que atendeu a mais de 300 empresas nos últimos três anos, tem como meta aumentar o registro de casos de sucesso relativos às boas práticas de gestão e associativismo, ampliar em 8% o volume financeiro de vendas das empresas e aumentar as exportações do setor, subindo para 5% o número de novas empresas no mercado internacional, a cada ano de realização do projeto.
Missão empresarial
Além do Up- Circuito de Negócios de Moda, o projeto Polo Moda realizou outras ações de destaque em 2012, como a Missão Empresarial a Milão e a Paris, que beneficiou 11 micro e pequenas empresas. A missão foi uma forma de dar oportunidade para que elas ampliassem sua visão sobre o mundo dos negócios e entendessem a importância da valorização do design no desenvolvimento de suas respectivas identidades empresariais.
Outra iniciativa de destaque do Polo Moda em 2012 foi o Atelier Criativo, que envolveu seis micro e pequenas empresas e três grupos de artesãos que receberam como missão integrar os setores têxtil-confecção e da economia criativa, no desenvolvimento de produtos com elementos artesanais.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias