X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Certificação do mármore capixaba será anunciada oficialmente


Vitória – Cachoeiro de Itapemirim está ganhando destaque em todo o Brasil pela iniciativa do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que concedeu à cidade uma Indicação Geográfica (IG) pela produção de mármore de qualidade diferenciada. A conquista, que contou com a participação do Sebrae no Espírito Santo, será anunciada oficialmente nesta quinta-feira (24), durante evento promovido pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário (Sindirochas) e pelo Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag).

Com a certificação do INPI, o mármore do município passa a ser mais valorizado comercialmente e a região, que também inclui a cidade de Vargem Alta, ganha visibilidade e status internacional. Outra vantagem é que o parque industrial local se firma como pioneiro no Brasil na extração e no beneficiamento desse produto, proveniente de formação geológica peculiar, localizada entre as duas localidades citadas.

Essa foi a segunda IG concedida a produtos do Espírito Santo. No ano passado, as panelas de barro fabricadas pelas paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, também conseguiram esse reconhecimento junto à entidade nacional, com o apoio do Sebrae.

A Indicação Geográfica é uma ferramenta coletiva de proteção e promoção de produtos tradicionais originários de determinadas regiões, delimitando a área de produção e restringindo o seu uso. Isso impede que outras pessoas usem o nome do local com produtos de baixa qualidade. Sem um prazo de validade, a certificação também agrega uma série de benefícios ao produtor, como o reconhecimento do mercado e a valorização da imagem de seus produtos.

Apoio
O Sebrae oferece apoio e orientação aos micro e pequenos empreendedores com a documentação e a formalização de registro das Indicações Geográficas juntos ao INPI. Com o apoio do Sebrae no Espírito Santo, as panelas produzidas em Goiabeiras em Vitória foram responsáveis por trazer ao Estado a primeira IG capixaba e a primeira de Artesanato do Brasil, certificando a veracidade e qualidade do produto e a forma sustentável como é elaborado.

Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae
Karla Monteiro
Amanda Freitas / Larissa Fafá
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: [email protected]
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: www.facebook.com/sebraees

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo