X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Chapada dos Guimarães inaugura Sensitrilha


 Cuiabá – “Aqui você abre sua percepção para outros sentidos como o tato, olfato e audição”, observa o músico Marcelo Ometto, mestrando em Ciências da Educação e deficiente visual com baixa visão, após percorrer a Sensitrilha.  Desenvolvido pelo Sebrae em Mato Grosso, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) do estado e a Prefeitura de Chapada dos Guimarães, o caminho tem 440 metros, no meio da mata.

A primeira parte da trilha tem declive de 3,8 metros na primeira parte do percurso e 4,5 metros na etapa final. A pista é dotada de sinalização tátil e cordões-guia, com travessia em ponte pênsil e 32 espécies da flora nativa do Cerrado mato-grossense descritas em braille. A diretora do Sebrae em Mato Grosso, Eneida Maria de Oliveira, explica que o objetivo é a formatação do produto turístico para depois a ideia ser levada a outros lugares do País. “Estamos testando o produto com os deficientes visuais. Eles é que vão dizer o que pode ser melhorado para que a Sensitrilha seja, depois, apresentada ao mercado nacional”, observa.

Localizada no empreendimento Espaço Chapada Aventura, no Vale da Bênção, a 4 Km do centro de Chapada dos Guimarães, o teste da primeira trilha do gênero no estado foi feito por um grupo de portadores de deficiência visual (cegos e pessoas de baixa visão) com apoio do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). Com 2% da visão, Jackson Mercado Freitas, pedagogo especializado em educação especial, aprovou a Sensitrilha. “É um avanço espetacular que acontece em Mato Grosso. A gente percebe que cidades como Cuiabá, por exemplo, têm acessibilidade para deficientes físicos, mas não contemplam o deficiente visual”, pontua.

“Essa árvore aqui é um ingá”, diz o estudante Carlos Augusto Rodrigues, 17 anos, que perdeu a visão aos 13. “A gente é capaz de fazer todas as coisas, melhor até que um vidente. Eu gosto da natureza e hoje vou conhecer melhor algumas plantas”, disse. A coordenadora do Casies, Silvana Consuelo, observa que, para o grupo, percorrer as trilhas é um desafio muito animador. “Para nós é um primeiro passo no sentido de abrir em Mato Grosso o turismo de acessibilidade. Todos querem experimentar e o próximo passo será nas cavernas”, disse.

O coordenador de Turismo Rural da Sedtur, Geraldo Lúcio, explica que a preocupação foi desenvolver um projeto piloto pautado pela ótica da inclusão. “Testamos primeiro aqui e vamos, depois, mostrar ao Brasil e ao mundo”, disse. O vice-prefeito de Chapada dos Guimarães, Elias Santos, percorreu a trilha com os olhos vendados. “Quis sentir o que uma pessoa com deficiência visual sentiria. É uma sensação de dependência e, ao mesmo tempo, de liberdade”, frisou.

Aventura Segura

O empresário Enymar Ataíde, proprietário do Espaço Chapada Aventura, destaca que a trilha segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e integra um projeto turístico desenvolvido em área de 25 hectares, limitada pelos rios Cangas e Poção. A agência já trabalha com turismo de aventura, ecoturismo e treinamento para empresas e está inserida no programa Aventura Segura, uma parceria Sebrae, Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) e Sedtur. A meta da iniciativa é alcançar a certificação de segurança e qualidade Instituto Nacional de Metrologia Normatização Qualidade Industrial (Inmetro).

Ficha técnica da Sensitrilha
Tempo de percurso: 1h 30 min
desnível: 3,8 metros
Severidade do Meio: pouco severa
orientação do percurso: sinalização indica continuidade (sem interrupções por paredões, cachoeiras ou precipícios)
Condições do terreno: piso irregular
Intensidade do esforço físico: pouco esforço

Serviço
www.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae em Mato Grosso
0800 570 0800
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae-MT
(65) 3648 1261 e 1262
www.mt.agenciasebrae.com.br
youtube.com/sebraematogrosso
twitter.com/sebraemt

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot