X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Comerciantes buscam revitalizar espaço gastronômico


Salvador –  Vendedores ambulantes e donos de bares do bairro Hernani Sá, que concentra dez mil habitantes da zona sul de Ilhéus, apostam na parceria com o Sebrae para revitalizar a praça de alimentação da localidade. O espaço começou a funcionar em 2004 e hoje abriga dez quiosques, onde são servidos desde churrasquinhos a sorvetes de fabricação caseira. Nos fins de semana, chega a reunir uma média de mil pessoas por noite. O projeto de revitalização esteve na pauta de um encontro promovido no dia 25 pela Associação de Moradores do bairro com a coordenadora da Unidade do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo.

A associação quer dar à praça e ao seu entorno o conceito de área gastronômica frequentada não apenas pelos moradores do bairro, mas como sendo um ponto de encontro de toda a cidade. Segundo o presidente da associação, Odailson Lélis, funcionam no entorno da praça cerca de 70 estabelecimentos que trabalham com a manipulação de alimentos. A associação mantém um calendário de atividades socioculturais no local para garantir a permanente circulação de pessoas.

Além da participação na revitalização da área, o Sebrae também colocou à disposição da comunidade projetos de qualificação dos trabalhadores, cursos de manipulação de alimentos, bem como oficinas e palestras sobre como fazer o negócio ficar ainda mais rentável. “Precisamos olhar longe, onde queremos chegar. Para isso, precisamos saber com clareza onde estamos hoje. Esse processo de crescimento será uma construção conjunta entre o Sebrae e a comunidade”, assegurou Claudiana.

“A praça é uma conquista da comunidade. É um espaço de geração de emprego e renda”, reforça o vereador de Ilhéus, Gildeon Farias dos Santos, o Dero, morador do bairro. José Reis, também morador do Hernani Sá há 25 anos, disse que ao longo do tempo o projeto original foi se perdendo. Os empresários, lembrou Reis, começaram a achar que precisavam apresentar um modelo para atrair turistas e terminaram esquecendo um pouco do público interno. “Navio vem e volta. É preciso lembrar com mais respeito dos que ficam aqui o ano inteiro”, opinou.

Gestora do Ponto de Atendimento do Sebrae em Ilhéus, Cláudia Iglesias ressaltou ser possível que o Sebrae disponibilize os cursos e oficinas para a comunidade, de acordo com as necessidades de horário dos empresários e trabalhadores dos quiosques. A sede da associação fica ao lado da praça e essa proximidade deverá estimular um número grande de participantes. “Para nós, não há problema. Se houver público, estaremos aqui”, garantiu Iglesias, destacando que a missão do Sebrae será fazer com que a cidade se interesse pelos produtos do Hernani Sá. “Espetinhos, a gente tem em todos os pontos de Ilhéus. É preciso que o produto daqui tenha uma marca de qualidade que faça a cidade vir até vocês”, exemplificou.

Há cinco anos, Elvidina Cardoso mantém um quisoque na área. É um dos mais visitados. O churrasquinho no espeto é sua especialidade. Por falta de um público expressivo durante a semana, ela só abre o seu estabelecimento às sextas-feiras, sábados e domingos à noite. Vende cerca de 500 espetos de carne, mas diz que não se sente satisfeita com o resultado. “Não posso pensar que isso aqui vai dar certo apenas com o meu movimento. Quando vejo meu quiosque cheio e o da vizinha sem cliente, sinto que meu tempo aqui tem prazo. Para ser algo mais permanente, é preciso que seja bom para todos”, revelou.

Expectativa

Trabalhando no entorno da praça há 14 anos, José Luiz da Silva, o ”Luiz do Abará”, é um dos mais entusiasmados com a chegada do Sebrae. “Quando começamos mesmo?”, perguntou após a reunião. Ele vende, por semana, uma média de 400 unidades do prato típico da culinária baiana. É um trabalho feito por ele e a esposa. “Quero ver esse local aqui mais movimentado, com mais vida e oportunidades para o meu negócio crescer”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot