X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Comerciantes buscam revitalizar espaço gastronômico


Salvador –  Vendedores ambulantes e donos de bares do bairro Hernani Sá, que concentra dez mil habitantes da zona sul de Ilhéus, apostam na parceria com o Sebrae para revitalizar a praça de alimentação da localidade. O espaço começou a funcionar em 2004 e hoje abriga dez quiosques, onde são servidos desde churrasquinhos a sorvetes de fabricação caseira. Nos fins de semana, chega a reunir uma média de mil pessoas por noite. O projeto de revitalização esteve na pauta de um encontro promovido no dia 25 pela Associação de Moradores do bairro com a coordenadora da Unidade do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo.

A associação quer dar à praça e ao seu entorno o conceito de área gastronômica frequentada não apenas pelos moradores do bairro, mas como sendo um ponto de encontro de toda a cidade. Segundo o presidente da associação, Odailson Lélis, funcionam no entorno da praça cerca de 70 estabelecimentos que trabalham com a manipulação de alimentos. A associação mantém um calendário de atividades socioculturais no local para garantir a permanente circulação de pessoas.

Além da participação na revitalização da área, o Sebrae também colocou à disposição da comunidade projetos de qualificação dos trabalhadores, cursos de manipulação de alimentos, bem como oficinas e palestras sobre como fazer o negócio ficar ainda mais rentável. “Precisamos olhar longe, onde queremos chegar. Para isso, precisamos saber com clareza onde estamos hoje. Esse processo de crescimento será uma construção conjunta entre o Sebrae e a comunidade”, assegurou Claudiana.

“A praça é uma conquista da comunidade. É um espaço de geração de emprego e renda”, reforça o vereador de Ilhéus, Gildeon Farias dos Santos, o Dero, morador do bairro. José Reis, também morador do Hernani Sá há 25 anos, disse que ao longo do tempo o projeto original foi se perdendo. Os empresários, lembrou Reis, começaram a achar que precisavam apresentar um modelo para atrair turistas e terminaram esquecendo um pouco do público interno. “Navio vem e volta. É preciso lembrar com mais respeito dos que ficam aqui o ano inteiro”, opinou.

Gestora do Ponto de Atendimento do Sebrae em Ilhéus, Cláudia Iglesias ressaltou ser possível que o Sebrae disponibilize os cursos e oficinas para a comunidade, de acordo com as necessidades de horário dos empresários e trabalhadores dos quiosques. A sede da associação fica ao lado da praça e essa proximidade deverá estimular um número grande de participantes. “Para nós, não há problema. Se houver público, estaremos aqui”, garantiu Iglesias, destacando que a missão do Sebrae será fazer com que a cidade se interesse pelos produtos do Hernani Sá. “Espetinhos, a gente tem em todos os pontos de Ilhéus. É preciso que o produto daqui tenha uma marca de qualidade que faça a cidade vir até vocês”, exemplificou.

Há cinco anos, Elvidina Cardoso mantém um quisoque na área. É um dos mais visitados. O churrasquinho no espeto é sua especialidade. Por falta de um público expressivo durante a semana, ela só abre o seu estabelecimento às sextas-feiras, sábados e domingos à noite. Vende cerca de 500 espetos de carne, mas diz que não se sente satisfeita com o resultado. “Não posso pensar que isso aqui vai dar certo apenas com o meu movimento. Quando vejo meu quiosque cheio e o da vizinha sem cliente, sinto que meu tempo aqui tem prazo. Para ser algo mais permanente, é preciso que seja bom para todos”, revelou.

Expectativa

Trabalhando no entorno da praça há 14 anos, José Luiz da Silva, o ”Luiz do Abará”, é um dos mais entusiasmados com a chegada do Sebrae. “Quando começamos mesmo?”, perguntou após a reunião. Ele vende, por semana, uma média de 400 unidades do prato típico da culinária baiana. É um trabalho feito por ele e a esposa. “Quero ver esse local aqui mais movimentado, com mais vida e oportunidades para o meu negócio crescer”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo