Em 2011, o horizonte digital sofreu uma mudança significante que terá profundos efeitos nos negócios em 2012.
O desafio é que, dificilmente, foi percebido pelos empreendedores. Porém isso não é uma falta deles.
Embora o impacto da tecnologia nos negócios e no comportamento do consumidor foi largamente reportado, relatórios mais profundos sobre o que fazer e como isso irá afetar seus negócios especificamente são raros.
O que os gurus de mídia social não estão dizendo a você é que o horizonte dos negócios não está mudando por causa da mídia social, está mudando pois as expectativas do consumidor estão mudando.
Seus consumidores estão mais poderosos devido a tecnologia onde a mídia social se torna apenas parte da disrupção.
Seu trabalho em 2012 não é abraçar a nova tecnologia com os braços abertos mas ao invés disso entender e aprender o quanto essas tecnologias disruptivas separam você de seus consumidores existentes e potenciais.
O que é único sobre o consumidore “conectado” é que ele encontra e compartilha informação diferentemente de suas contrapartes mais tradicionais. Ele toma decisões de forma diferente dos consumidores do seu dia a dia.
Mas mantenha em mente que o conectado não muda o cliente tradicional, ele simplesmente expande suas oportunidades de expandir seu negócio.
Como você está vendendo, fazendo seu marketing e servindo seus clientes hoje está largamente deixando de lado esse novo tipo de consumidor e portanto limitando sua oportunidade de crescimento.
Para atingir o consumidor conectado, você primeiro precisa caminhar em seus passos. E, isso precisa de pesquisa e não “achismos”. Precisa de entendimento e não de cetiscimo. E, precisa de uma abordagem dedicada e não genérica.
Por que? Porque enquanto seu consumidor tradicional se baseia em mídias como TV, Rádio, Jornais, Malas Diretas, email, buscas no google ou websites estáticos, o consumidor conectado não está cegamente procurando informação, ele está confiante em achar a informação certa em lugares certos.
Por exemplo, seu novo cliente potencial vive com seus tablets e smartphones hoje em dia. Ele se conecta com seus amigos, familiares e negócios através de celulares e redes sociais.
Eles posicionam sua localização para sinalizar pessoas ao seu redor de que eles estão na redondeza e alertam as empresas de que estão prontos a interagir ao vivo.
Os consumidores instalam aplicativos para tomar melhores decisões e para transmitir essas decisões em suas redes sociais.
E mais, eles procuram por produtos e servços baseados nas experiências de seus colegas em real-time, e em retorno, compartilham suas experiências com outros para formar também a experiência dos outros.
E fazendo isso eles expandem a idéia de “audiências” para algo muito mais eficiente e expansivo – uma audiência com uma audiência de audiências.
Enquanto isso parece estrangeiro para quem não está abraçando ativamente ou até dependente das tecnologias disruptivas, o consumidor conectado estão apenas crescendo em tamanho, magnitude e influência. Ignorá-los é um passo em direção ao darwinismo digital.
Hoje, nenhuma empresa é tão grande para fracassar ou tão pequena para ter sucesso. Simplesmente conhecer seus consumidores é uma coisa. Mas, se entender como eles tomam decisões e participam neste processo que influencia o comportamento enquanto cria relacionamentos significativos.