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Como adquirir vantagem competitiva

É possível cortar gastos, reduzir custos e se manter no mercado com alta qualidade?


Se manter no mercado, convenhamos, não é das tarefas mais fáceis. Antes fosse. Precisamos estar atentos a tudo, vigiar nosso padrão de qualidade, garantir a satisfação dos clientes, estar atento a inovações, revisar prioridades, renovar acordos, revitalizar a interface digital da empresa quando necessário. Com tudo isto, muitas vezes o lucro se perde na constante enxurrada de demandas a que estamos sujeitos, e a tendência parece ser piorar cada vez mais.

Para continuarmos no mercado, no entanto, precisamos de vantagem competitiva, algo que só nós temos, e que a concorrência não oferece. Você tem algum diferencial desta natureza, em sua empresa? Se você não possui, não fique preocupado. Existe uma grande variedade de elementos que você pode desenvolver, que lhe darão esta vantagem. É importante enfatizar que vantagem competitiva não são apenas duas palavrinhas bonitinhas, que compõem um jargão a ser repetido exaustivamente em reuniões executivas. Elas são a base de uma coesa estratégia de mercado, que deve ser aplicada continuamente.

Vantagem competitiva é tudo aquilo que lhe dá vantagem sobre a concorrência – e como dito acima, é uma estratégia. Não se trata apenas de ter o melhor produto: mas uma equipe de vendas motivada, a manutenção constante da motivação, o aumento do faturamento pela expansão das vendas, mas também sobre uma metódica redução progressiva dos custos, possível supressão de custos agregados e fortalecimento da base produtiva. Ou seja – como é possível constatar –, há muito trabalho a ser realizado sobre um diagrama com tantas variáveis. E aí, você adapta ele de acordo com as suas necessidades, e de acordo com o seu negócio.

O próximo passo é saber por onde começar. Bom, como sempre, você deve começar pelo início. E o que o início envolve, exatamente? O principal: custos e qualidade dos produtos. Com o tempo, você aprende que tudo é uma questão de implantar uma cultura de sinergia dinâmica em todas as etapas do processo.

No livro O Fator Renovação – Como os Melhores Conquistam e Mantém a Vantagem Competitiva, Robert Waterman Jr. dá dicas excelentes para aplicar esta estratégia. Uma de suas diretivas mais fundamentais diz: “descubra onde pode cortar custos sem diminuir a qualidade”. Evidentemente, isto nem sempre será uma tarefa fácil. Mas cortar gastos, muitas vezes, é essencial para a sobrevivência de um negócio. E, ainda que sua empresa esteja indo bem, por assim dizer, nunca é demais revisar gastos, e cortar aquilo que for realmente supérfluo. Com isto, você pode reavaliar e reajustar o seu sistema de preços, se necessário. Se realmente conseguir reduzir custos, ao passo que mantém – e posteriormente expande gradualmente – seu faturamento, você automaticamente conseguirá redirecionar os recursos financeiros aonde sua aplicação será racionalmente mais eficiente, alimentando a funcionalidade orgânica da estrutura que compõe a empresa, e permite que ela exista. Mesmo que você consiga alcançar um nível de segurança e estabilidade, no entanto, isso não significa que, em momento algum, você pode se acomodar.

Outra dica de Waterman que é igualmente valorosa é esta: “opte pela simplicidade naquilo que é, reconhecidamente, um mundo complexo. Faça a pergunta ingênua: “Onde está o dinheiro?””– nossa tendência de enveredarmos por caminhos muitas vezes tortuosos não nos permite contemplar sistemas mais simplificados e objetivos de organização, que tem o grande benefício de economizar tempo, o que nos habilita a emprega-lo em atividades efetivamente produtivas. Portanto, simplifique, sempre que possível. Como escreveu Waterman, vá pelo caminho simples. Lembre-se: você já vive no país com o sistema tributário mais insano, burocrático e labiríntico do mundo. Você definitivamente não precisa de mais insanidade para comprometer a sua produtividade, a sua agenda de tarefas e obrigações, e o seu cronograma. E tempo é uma das vantagens competitivas mais valorosas e substanciais que você pode ter.

Como o próprio Waterman escreveu em seu livro, “nada cria impulso para mudanças como uma crise”. Neste momento em que vivemos, é fundamental reestruturar-se, para não perecer, em um mercado que está em constante movimento. Agora, mais do que nunca, aplicar diretrizes válidas para o fortalecimento do seu negócio nunca foi tão necessário. Afinal, não existe nada tão instável e dinâmico quanto o mercado. Está constantemente se reciclando e se renovando, em um mundo onde tudo pode ficar diferente em apenas alguns instantes. Empresas abrem, empresas fecham, e você precisa aprender a ser hábil e flexível, para não perecer junto. Adquirir vantagem competitiva sobre a concorrência é uma boa forma de se aprimorar em diferentes graduações profissionais, e lutar pela sua permanência. E lembre-se: seja sábio, sensato e razoável. Nunca permita-se ficar embriagado pela soberba e pelo orgulho da vitória. Mesmo que você atinja o topo da montanha, você terá que continuar dando o seu melhor para manter-se lá. Pois, no primeiro descuido, a concorrência pode derrubá-lo. A vitória nunca é permanente. Quando alcançamos o êxito, o esforço para mantê-lo exigirá redobrada diligência, flexibilidade e dedicação.

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