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Como tirar boas ideias das mídias sociais

Basta prestar atenção: muitas boas ideias circulam pelas mídias sociais.

Sem ideias para as mídias sociais? Confira algumas dicas de como usar as mídias sociais para ter ideias, no Jornal do Empreendedor.


Conteúdo interessante e engajamento é o que separa os excelentes profissionais dos marketeiros sem qualidade e as marcas inovadoras das que ainda usam os métodos tradicionais e ultrapassados.

Basta prestar atenção: muitas boas ideias circulam pelas mídias sociais.

Basta prestar atenção: muitas boas ideias circulam pelas mídias sociais.

Pode ser difícil encontrar inspiração para bons conteúdos. Por isso, as mídias sociais têm sido de grande ajuda para saber sobre o que escrever, justamente acompanhando a tendência do que é mais falado na Internet. Aqui vão algumas dicas para tirar boas ideias das mídias sociais.

1. Acompanhe as conversas mais populares e as tendências

No Twitter, você pode encontrar ideias nos Trending Topics. É possível relacionar o assunto mais discutido com o seu ramo de trabalho e marcar as palavras-chave para garantir os compartilhamentos.

Quando falamos de Facebook, o diálogo se dá através das curtições. Curta páginas similares à sua, acompanhe os feeds com atenção e compartilhe com comentários próprios. O mesmo pode ser feito no LinkedIn.

2. Leia os comentários

Monitore constantemente a seção de comentários nas plataformas de mídias sociais. Eles estão cheios de informações que podem ajudar a encontrar o que os consumidores estão querendo no momento.

Por exemplo, se os consumidores estão reclamando, você pode escrever uma postagem sobre como a companhia está resolvendo o problema. Seja engajado, especialmente no que se refere aos comentários.

3. Sinta os interesses dos clientes

Ainda na área de comentários das mídias sociais, preste atenção nos interesses dos consumidores. Determine o que eles discutem, e isso pode prover insights para sua companhia.

Você também pode passear por alguns profiles pessoais dos clientes no Facebook para saber o que ele “curte”, visitar sua página no Twitter para saber quem acompanha e sua conta no Youtube para verificar em que canais está inscrito. As mídias sociais são abertas, e não há problema em fazer isso.

A principal regra é que o conteúdo não deve ficar focado somente na empresa, mas também nos interesses dos consumidores.

4. Faça concursos

Às vezes, quando estamos sem muito conteúdo, mesmo com a ajuda da mídia social, temos que recorrer a este tipo de ação. O bom é que estas ações deixam o seguidor engajado e podem resultar em sucesso também.

Um concurso de fotos, por exemplo, te dará conteúdo para um bom tempo, além de servir para praticamente todas as plataformas das mídias sociais. O mesmo serve para concursos de textos ou vídeos, por exemplo.

Estes concursos gerarão conteúdo de duas fontes: os clientes, que enviarão seu material, e a companhia, que fará comentários sobre o que foi enviado. Este é o tipo de engajamento que torna a relação com os consumidores ainda mais positiva.

Adaptado do texto de Kylie Jane, no The Content Strategist.

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