X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Consultorias orientam produtores rurais sobre qualidade


São Paulo – Um grupo de 14 produtores rurais de Lagoinha está mudando a maneira de enxergar os negócios. Eles participaram de consultorias de qualidade realizadas pelo Sebrae em São Paulo entre setembro e novembro e receberam orientações sobre organização, descarte, limpeza, higiene e organização.

Os produtores passaram por 15 horas teóricas de consultorias coletivas e cada um teve 20 horas de acompanhamento com um consultor da instituição. O trabalho culminou com a visita do consultor às propriedades para avaliar as mudanças implantadas pelos empresários.

Walter Bertholdo, da Piscicultura Ipê, considerou a consultoria fundamental para disciplinar os produtores. “É interessante trazer os conceitos sobre qualidade para a área rural. Preciso melhorar meu planejamento. Já coloquei na parede os papéis com as práticas de qualidade que tenho que seguir. O curso também foi bom para aumentar o contato com outros produtores. Foi o começo de um caminho para mudar a mentalidade de todos”, disse o produtor, que já vendeu peixes a mais de 300 clientes em oito anos. 

Para José Antonio Magaton Filho, que tem cinco mil pés de morango em sua propriedade, além de outras frutas, hortaliças e javalis, coelhos e peixes, o apoio do Sebrae é fundamental. “O curso plantou uma semente. Quem se interessar e seguir as orientações vai conseguir organizar sua propriedade e manter esse modelo, que é o mais difícil”, comentou. Sua esposa, Teresinha Correia Magaton, considera o curso e a proposta da associação entre produtores rurais uma forma de despertar os empresários. “A gente vê vizinhos com muito potencial, mas que às vezes não têm dinheiro para investir. Na associação, nos juntamos para comprar ração para os peixes e ficou muito mais barato”.

Para o consultor do Sebrae em São Paulo, Jardel José Busarello, o programa proporciona um salto de qualidade, “pois além da melhoria em serviços e produtos, também combatemos hábitos que geram desperdícios, melhorando assim a produtividade e a competitividade da empresa rural. Foi clara a evolução, com a organização dos espaços produtivos, o que gerou a otimização do tempo e dos processos”.

Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800 (ligação gratuita)
Gabrielle Nascimento Silva
(11) 3177.4904

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot