X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Convênio prevê fortalecimento do turismo no país


Brasília – O Sebrae e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vão trabalhar juntos para fomentar o turismo sustentável e melhorar a infraestrutura nos parques nacionais em 13 estados e no Distrito Federal. As ações fazem parte de um convênio de cooperação assinado pelas duas instituições nesta terça-feira (5), na capital, que tem como objetivo inserir os pequenos negócios nessa cadeia produtiva. A parceria terá duração de quatro anos. 

“O Brasil tem muitos atrativos naturais, mas em alguns parques e reservas faltam estacionamentos, lanchonetes e opções de passeio. E esses empreendimentos podem ser geridos por pequenas empresas”, afirmou o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, durante a assinatura do documento de cooperação. Ele destacou ainda o fato de o Brasil sediar grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo da FIFA 2014, que vão atrair turistas ávidos por conhecer a diversidade nacional.

Também assinaram o convênio o presidente do ICMBio, Roberto Ricardo Vizentim, o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, e o diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação, Pedro de Castro da Cunha e Menezes. “Nosso entendimento é de que o sistema de conservação precisa dar um passo além para se integrar na agenda do desenvolvimento nacional, ou teremos muita dificuldade para justificar perante a sociedade a necessidade de investimentos. Essa parceria com o Sebrae é uma oportunidade extraordinária para enfrentar esse desafio”, afirmou Vizentim.

 De acordo com o convênio, o ICMBio será responsável pela implantação da infraestrutura para receber os visitantes, especialmente nos parques nacionais, como a Chapada dos Guimarães, o Pantanal mato-grossense, Chapada Diamantina, Lençóis Maranhenses, entre outras 18 unidades de conservação localizadas em 13 estados e no Distrito Federal. Já o Sebrae desenvolverá estudos e ações voltadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios nesses locais.

O projeto é resultado de uma experiência piloto, intitulada Fomento ao turismo em parques nacionais e entorno, realizada de 2010 a 2012 em unidades de conservação, no estados do Amazonas, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A iniciativa contou com a parceria do Ministério do Turismo, ICMBio, Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (ABETA), e unidades do Sebrae nos estados participantes.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851
[email protected]

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot