X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Criativa Birô promove economia criativa em Minas Gerais


Belo Horizonte – O Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Sebrae em Minas Gerais, lançaram nesta quinta-feira, 26 de janeiro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, o programa Criativa Birô, cuja proposta é promover negócios da economia criatvia no estado. O Palácio das Artes será a sede da iniciativa de apoio a empreendedores do estado.

O investimento na implementação do Criativa Birô será de R$1,5 milhão. A previsão é de que a iniciativa entre em funcionamento até setembro. Belo Horizonte é a primeira capital do Sudeste a aderir ao programa. Além de Minas Gerais, foram implantados centros semelhantes no Acre, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Para a secretária de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras, a iniciativa “fortalece as atividades que reconhecem na cultura, na inovação e na criatividade suas principais matérias-primas, como as artes, o design, o artesanato e a promoção de eventos culturais, entre outros”. Uma das atividades do Criativa Birô é o mapeamento das cadeias produtivas do setor. O programa tratará também da formalização de profissionais, do acesso ao crédito, da formação técnica em gestão, da articulação institucional, além de consultorias e assessorias em temas correlatos.

“Minas tem uma das produções culturais mais ricas do país, que já produz impacto positivo na economia das cidades. Com o Criativa Birô, queremos proporcionar a troca de ideias e investimentos capazes de abrir novos negócios que gerem renda, trabalho sustentável e, ao mesmo tempo, promovam a cultura mineira”, disse a secretária.

O diretor superintendente do Sebrae em Minas Gerais, Afonso Rocha, ressaltou a importância que a entidade confere às parcerias. “Acreditamos na economia criativa e temos consciência de que este setor carece de prestadores de serviço e de empreendedores. Temos a oportunidade de atender a uma grande demanda pelo aumento da competitividade”, disse.

“Afinal, uma nação criativa é aquela que trata a cultura como um eixo de desenvolvimento, e este é um desafio que cabe muito bem ao Brasil”, enfatizou a secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão. “Somos uma secretaria dos pequenos, dos empreendedores e, nesse sentido, o Sebrae é o melhor parceiro que poderíamos ter”, afirmou.

Serviço:
Sebrae em Minas Gerais: (31) 3379-9275/9726
www.mg.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo