X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Da agricultura ao artesanato, até alcançar o sucesso


Brasília – Tudo começou quando o marido negou-lhe um real. Francisca Fernandes, moradora de Mossoró (RN), então com 49 anos de idade, decidiu que era tempo de se libertar. A lida como agricultora e empregada doméstica não atendia mais os seus anseios pessoais. Então, como que por encanto ou predestinação, ela sentou-se na frente da TV e viu uma reportagem que mostrava o artesanato como alternativa de renda. A mulher não teve dúvidas: era esse o caminho a trilhar.

No início, a empreitada foi complicada. A potiguar tentou reproduzir a técnica mostrada na TV. Não conseguiu e decidiu superar o obstáculo com criatividade. Inventou a própria fórmula para as peças que pretendia fazer. Misturou goma de tapioca, sabonete, óleo vegetal, vinagre e cola plástica. Pronto! Estava formada a massa maleável, própria para a produção de peças de artesanato.

Mas aí surgiu outra dificuldade. Sem experiência alguma no ramo, o trabalho não chegavao ao resultado estético desejado por ela. Foi então que apareceu a ajuda certa. “O Sebrae me procurou e orientou a fazer um curso de designer”, conta com forte sotaque nordestino. Dona Francisca aceitou a sugestão e foi assim que surgiram os bonecos bem-acabados que retratam o cangaço, cultura típica da região onde mora com a família.

Mas quem imagina que as peças são produto da manifestação cultural apurada, se engana. Dona Francisca conta que um baiano pediu a ela um boneco-réplica do famoso cantor Bob Marley – ícone do reggae jamaicano. Ela fez, mas o resultado não ficou bom. Quando o cliente foi embora, deixou sobre a mesa um calendário com imagens de Maria Bonita e Lampião, o famoso casal que comandou  o cangaço na década de 30, na região da caatinga. “Eu comecei a desenvolver as peças e não parei mais”, explica. 

Quatro anos depois do dia em que dona Francisca teve um real negado pelo esposo, ela fatura aproximadamente R$ 3 mil por mês. E vende as peças para compradores de Natal (RN), Mossoró e Recife (PE). A potiguar atribui o sucesso do negócio que criou a parceria com o Sebrae. Dona Francisca revela que é assídua frequentadora dos cursos e palestras da instituição, como empreendedorismo, gestão, formação de preço e recursos humanos. Sobre o marido pão-duro, ela diz: “Só tenho a agradecer, pois foi ele quem me ascendeu a luz que faltava”, diz cheia de carinho.

A experiência de sucesso da artesã é uma dos 135 histórias de sucesso à mostra na tenda do Sebrae, na 10ª Expo Brasil Desenvolvimento Local, que ocorre entre de quarta-feira (25) a sexta-feira (27), em Brasília. Os expositores são atendidos pela instituição nos Territórios da Cidadania, que são regiões com baixo índice de desenvolvimento humano e econômico.  

O programa do governo federal promove o desenvolvimento econômico e a universalização de programas básicos de cidadania. Desde o início da iniciativa, o Sebrae leva às comunidades atendidas soluções individuais, como o Negócio a Negócio. Ações coletivas como cursos, seminários e palestras também integram a iniciativa da instituição, que ampliará a atuação para 104 Territórios da Cidadania e prevê atender 400 mil negócios no próximo triênio. Para isso, vai investir R$ 130 milhões.

 

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot